terça-feira, 9 de outubro de 2012

Momentos especiais: Fatec e Centro de Ressocialização


Duas parcerias fechadas recentemente pelo Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região deram um brilho especial à causa de incentivar a leitura crítica dos veículos de comunicação - especialmente os jornais impressos. Trata-se do convênio com a Fatec - Faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Paula Souza e o Centro de Ressocialização, ambos em Araçatuba.


CASO ANTIGO
O acordo entre a Folha da Região e o Centro de Ressocialização na verdade foi retomado depois de dois anos suspenso. De acordo com a educadora Osmarina Renzi, houve a interrupção devido a mudanças na própria estrutura da instituição. “Sempre trabalhamos em parceria com a professora Lúcia”, conta. A professora Lúcia Piantino foi responsável pelo Programa Folha da Região na Sala de Aula de 1994 a 2010.

JANELA
De acordo com Osmarina, o trabalho com os jornais dentro das salas de aula com os ressocializandos será feito de forma multidisciplinar porque os próprios alunos pediram. “Para eles, o jornal é a janela para o mundo, onde eles ficam sabendo o que acontece na sociedade”.

PÚBLICO ESPECIAL
O Centro de Ressocialização atende aproximadamente 90 alunos do ensino fundamental e médio em cursos supletivos com classes multisseriais. Retomo comentando o convênio com a Fatec na próxima edição.
Professora Osmarina Renzi (esquerda) e Ayne Salviano, em foto de Valdivo Pereira


Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário