terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fatec, 3ª idade e jornal


Por Ayne Salviano


As pessoas reconhecem na Fatec (Faculdade de Tecnologia) do Centro Paula Souza em Araçatuba uma referência em cursos superiores nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas e biocombustíveis. Mas o que pouca gente sabe é que a equipe escolar, preocupada em desempenhar seu papel social, também mantém cursos para a comunidade, como um de inclusão social para a 3ª idade.

ERA DIGITAL
Este curso existe desde 2010. Formou seis turmas. Atualmente tem 36 alunos com idade igual ou superior a 60 anos que assistem às aulas uma vez por semana. O objetivo é não ficar fora do mundo digital e com os conhecimentos de hardware, sistemas operacionais, ferramentas básicas do Windows e internet se aproximar mais da família, voltar ao mercado de trabalho ou, simplesmente, se divertir.
Prof. Carlos Eduardo, da Fatec.
Foto: Alexandre Souza 

JORNAL
Agora em outubro, todos entram em uma nova fase. Vão aprender a ler notícias pela internet. Acompanhar a atualização rápida das informações e vivenciar a possibilidade de participar do processo de construir um veículo de comunicação por meio, por exemplo, de e-mails trocados com as redações e jornalistas. A ideia foi do professor Carlos Eduardo Galhardo e será apoiada pelo Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. A turma da 3ª idade da Fatec é, também, nossa primeira turma de leitores digitais. Estamos muito felizes com a oportunidade!

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário