terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jornal é utilizado em sala de apoio

Atividades com jornal na sala de aula
na Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira 
 

Experiências de sucesso com o uso de jornais em sala de aula realizadas por colegas educadores em todos os cantos do mundo serão disponibilizadas aqui neste espaço. Esperamos que sirvam de inspiração para quem deseja trabalhar a educação em sua plenitude, especialmente propiciando o encontro do ser humano com o prazer da leitura. Professores que fazem práticas com jornal em sala de aula têm este espaço para poderem divulgar, também, os seus trabalhos. Participem!


No Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, o Jornal da Manhã também é utilizado pela professora Giselle Tramontin na Sala de Apoio [aula de reforço, em contraturno, para aqueles alunos que apresentam dificuldades]. Recentemente, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio ela realizou um trabalho de interpretação dos anúncios publicitários como metodologia para o estudo dos gêneros textuais.

Giselle conduziu uma análise das principais características contidas em um anúncio e abordou como são produzidos. Em seguida, os estudantes traduziram as informações para a Língua Inglesa. “O trabalho estimulou bastante os alunos. Percebi que procuraram utilizar mais o vocabulário e interagiram bem com a Língua Inglesa, observando os ‘estrangeirismos’ utilizados no jornal”, conta.
Com os jovens do sexto ano, a atividade contemplou os tempos verbais utilizados nos textos de jornal. Os alunos grifaram alguns verbos encontrados durante a leitura, observando os momentos em que foram utilizados, e criaram poemas baseados nas palavras. Giselle afirma que todos compreenderam a importância de utilizar corretamente os verbos para que a haja comunicação entre redator e leitor.
“O trabalho com o jornal incentiva muito a leitura dos alunos porque são notícias atuais e anúncios reais, fazendo-os ter uma visão mais crítica e dinâmica de seu cotidiano, mostrando que eles fazem parte do meio em que vivem”, completa Giselle.

Versos e Verbos
Produções dos alunos do sexto ano
A feira (Maria Luz)
Cheguei
Entrei!
Experimentei
Gostei
Comprei
Levei
Agradeci
Saí
Leitura (Mateus Camargo)
Ler = imaginar
Refletir - acreditar
Reciclar - sonhos
Transformar...
Apoiar!
Inserir amor, alegria, harmonia, amizade e alegria.

Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 14/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário