terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escola faz projeto com brinquedos antigos


A reportagem "Imaginar é divertido", publicada pelo suplemento infantil Nossa Vez!, no último dia 15, motivou um projeto especial em uma escola de Araçatuba. Reportagem de Sérgio Teixeira na Folha da Região de hoje (página B4) mostra o trabalho na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Henry Ferraz Homem, do bairro Ipanema, em Araçatuba, que resgata o valor dos brinquedos e brincadeiras antigas.

Diz o texto: "Difícil pensar nas crianças da atualidade, nativas da era digital, se divertindo com um bornal contendo pé na lata, bilboquê, pião, ioiô e outros brinquedos antigos, do tempo dos pais e avós. Mas a cena é realidade para cerca de cem alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema, em Araçatuba."



De acordo com o repórter, o projeto pedagógico Túnel do Tempo, iniciado este mês pela equipe escolar, pretende fazer com que os estudantes das quatro turmas de 1° anos conheçam ou reconheçam a cultura popular brasileira por meio daquilo que já foi a diversão dos pais e avós. Também tem o objetivo de trabalhar regras, aguçar a criatividade e envolver a família no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Cada professora fez um bornal com brinquedos antigos. Duas vezes por semana, sorteios são realizados para escolher o aluno que levará a sacola de pano para a casa. O contemplado poderá brincar com os materiais estando sozinho ou na companhia dos familiares. Junto com os brinquedos vai um caderno de orientações com regras de diversas brincadeiras tradicionais. Ao final, o aluno devolve o bornal e mostra seus registros expondo suas preferências e experiências.
O que as professoras perceberam é que as crianças não sabem brincar muito com a imaginação porque estão inseridas no mundo da televisão, videogame e computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário