quarta-feira, 4 de julho de 2012

Trabalhando com valores

Blog Jornal e Educação

Muitas escolas investem no lado humano de seus alunos. Isso se torna importante para evitar bullying, ou outros acontecimentos indesejados. Meninos e meninas aprendem com facilidade as boas maneiras que são ensinadas nas escolas e isso faz com que um valor tão importante como o respeito, seja praticado desde cedo. Por sua vez, o educador precisa ter dentro de si a necessidade de passar para os alunos
atitudes de valor. Pensando nisso, os professores que fazem parte dos municípios de Barreira e Guaiúba participaram de uma oficina pedagógica promovida pelo O POVO na Educação, que mostra de forma didática a importância de temas que tratam sobre os valores humanos. Acompanhe, no passa a passo, como você, professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.

DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
A atividade foi retirada da matéria do O POVO, edição do dia 22/4/2012, que traz vários exemplos de escolas que trabalham com os valores em sala de aula. Procure adquirir o texto da matéria e distribua para
que cada participante possa conhecê-lo. Se você não tiver acesso ao jornal O POVO e não for do Ceará, busque matérias do jornal de sua cidade.
2º PASSO
É preciso realizar a leitura crítica do texto e destacar os pontos que chamam a atenção para o comportamento dos alunos. O facilitador pode acrescentar outros elementos que podem enriquecer mais ainda o debate sobre os valores trabalhados.

3° PASSO
Através da matéria publicada, percebe-se que valores como o respeito, amor e lealdade podem e devem ser comentados em sala de aula com os alunos. O professor pode ter a liberdade de criar projetos que favoreçam a divulgação desses temas e a melhor maneira de aplicá-los na escola e fora dela.
4° PASSO
Se o educador trabalhar com crianças, uma maneira eficiente de trabalhar os valores na sala de aula é apresentar às crianças, o “diferente” que está presente nos outros alunos. Assim, os alunos crescerão com a ideia de que o respeito deve ser direcionado a todo e qualquer ser humano.
5º PASSO
Vários textos, aulas expositivas, dinâmicas e filmes, podem ser apresentados nas escolas, para que os estudantes conheçam os valores que contribuem com um crescimento humanizado e mais cheio de virtudes.
Finalização
Perceba no diálogo dos participantes, como eles veem a aplicação dos valores na sala de aula. O que eles acham da ideia de contribuir com um mundo melhor e mais humano para todos. Lembrando que outros
questionamentos podem ser trabalhados como ponto de reflexão pelo facilitador.
Fonte: Programa O Povo na Educação/ Carlos Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário