quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jornalismo opinativo na sala de aula

Blog Jornal e Educação

O artigo de opinião é um gênero textual que faz parte do jornalismo opinativo. Possui a principal característica de expressar um ponto de vista e é assinado por algum articulador, que pode ser tanto um jornalista, ou outro profissional que colabora com o jornal enviando artigos. Trabalhando este gênero na sala de aula, o professor pode fazer com que os alunos expressem através da escrita, aquilo que pensam. Como exemplo, os alunos do Colégio Cícero Nogueira, que cursam o segundo ano do ensino médio, produziram um artigo de opinião e expressaram um ponto de vista bem interessante sobre educação, deveres e impunidade. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.

Conteúdo: Leitura; Escrita; Opinião; Argumentos.
Objetivos: Apresentar o ponto de vista dos alunos sobre assuntos
do cotidiano;
Desenvolver a produção de argumentos em textos
opinativos.
Materiais necessários: Exemplares de Jornal;
Textos de Artigos de Opinião;Caderno; Lápis; Caneta.

DESENVOLVIMENTO
1º Passo
Explique para os alunos, a importância que possui o jornal impresso para a sociedade e como um veículo de comunicação contribui para o crescimento de um país. Tente passar emoção, ao mesmo tempo em que fala sobre o valor da leitura e escrita encontrada nos periódicos.

2º Passo
Converse com os alunos sobre a necessidade que o ser humano possui de expressar o que pensa e explique que o Artigo de Opinião, possibilita a manifestação de um posto de vista sobre determinado assunto.

3° Passo
Tente ser o mais didático possível e utilize exemplos do cotidiano para explicar como surge uma opinião sobre um assunto. Assim, os alunos terão como assimilar de forma rápida e fácil como expressar um ponto de vista.

4° Passo
Apresente a estrutura do Artigo de Opinião. Escreva no quadro os elementos que formam este gênero textual. Informe que o Artigo de opinião para ser completo, é preciso que contenha título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Leitura.

5º Passo
O professor precisa explicar cada parte da estrutura do Artigo de Opinião, pois é de grande importância o aluno entender essa “fórmula”. Comente, primeiramente, sobre a introdução. Fale que é nessa parte que o tema é apresentado por aquele que escreve o artigo. No desenvolvimento, o aluno vai expor as opiniões acompanhadas de argumentos consistentes, procurando deixar claro para o leitor, o seu ponto de vista.

6º Passo
Na conclusão do texto, ou seja, no último parágrafo, o aluno terá que expor sua opinião final e oferecer uma reflexão para o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário