terça-feira, 26 de junho de 2012

Sugestão de atividade - Campanha do agasalho

Colegas educadores,
Que tal adaptar esta sugestão para sua realidade?
Dá para exercitar a leitura crítica, a produção de textos e ações, mais cidadania e solidariedade.

É hora de ser solidário

Por Juliana Loureiro

A reportagem Frio, é hora de ser solidário, publicada na edição 21 de maio do Jornal NH, serviu de inspiração para as turmas do 5.º ano do Colégio Santa Catarina organizarem uma campanha do agasalho na escola.
A ideia surgiu depois de um debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade - Fraternidade e Saúde Pública e uma reflexão sobre a importância de cada um fazer a sua parte para ajudar o próximo. Depois foi só colocar a mão na massa. A garotada produziu textos convidativos para que as pessoas participassem da campanha e decoraram caixas de papelão para receber as doações. "Esta iniciativa é mais uma prova de que a leitura crítica do jornal em ambientes educacionais pode incentivar o desenvolvimento de cidadãos, o que corrobora a visão da escola: ser centro gerador de vida plena para a humanidade", disse a professora Edilaine Vieira Lopes, titular das disciplinas da área Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e atuante no Programa Jornal na Sala de Aula.




O resultado das produções textuais e as fotos da galera você confere agora.
 Nós estamos fazendo uma campanha do agasalho no Colégio Santa Catarina para ajudar a quem precisa. As turmas 51, 52 e 53 estão compartilhando, porque gostam de poder ajudar algumas pessoas com esses agasalhos. Há caixas espalhadas pela escola para que os alunos possam doar o não serve mais. Participe , ajude o mundo, seja solidário. Doe!
Turma 51 (5º ano, turno da manhã)
Tem alguma roupa sobrando aí? Tem muita roupa faltando aqui!!! Seja mais um Amigo do agasalho e doe aquela roupa que não cabe mais em você. É essa roupa que está jogada dentro do armário. Pegue-a e coloque nas caixas espalhadas pelo ‘Santa’. Não tenha medo de doar aquela roupa que você adorava, mas que agora não serve mais, porque tem pessoas que precisam mais do que você. Doe uma roupa e seja um amigo do agasalho junto com a gente: deixe alguém contente com um inverno mais feliz  e quente!
Turma 52 (5º ano, turno da tarde) 
Agasalho X Frio: Olhe para você, está agasalhado? Como são as suas roupas? Você tem algum agasalho que não usa mais? Sabia que alguém está com frio e precisando de um agasalho agora? Ajude quem precisa! Um pequeno gesto para você, uma grande ajuda para quem tem frio!
Turma 53 (5º ano, turno da tarde)



Nenhum comentário:

Postar um comentário