terça-feira, 5 de junho de 2012

Parabéns de fora


Ayne Salviano
Folha da Região - 05/06/2012 (B6)

O Programa A Tarde Educação, do jornal A Tarde de Salvador (BA), foi premiado na categoria Excelência Duradoura do Prêmio Mundial Jovens Leitores da WAN (Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias), que representa instituições de 120 países. A premiação acontecerá em julho em Bancoc, na Tailândia.

INCENTIVO
Esta iniciativa da WAN tem por objetivo premiar projetos que promovam a formação de leitores em todo o mundo. Dentre as categorias do prêmio existem Editorial, Serviço Público e Jornal do Ano, entre outras. A Tarde Educação foi premiado em uma categoria especial.



PRÊMIO
A assessora de projetos sociais do Grupo A Tarde e gestora do programa, Luciane Alcântara, afirma que este prêmio foi uma recompensa ao trabalho de toda equipe - funcionários diretos da empresa de comunicação e educadores-parceiros - ao longo dos 16 anos de história dos trabalhos.

NA BAHIA
Conheci o Programa A Tarde Educação. No segundo semestre do ano passado, o encontro nacional dos coordenadores de programas de jornal e educação promovido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) aconteceu naquela capital. Os anfitriões foram justamente os profissionais do Grupo A Tarde.

IMPRESSIONANTE
Naquela ocasião, foi a própria Luciane quem mencionou os números que impressionam: 43 cidades da Bahia, dentre elas, Itabuna, Feira de Santana e São Sebastião do Passé, são atendidos pelo programa. Mais de 7 mil professores estão em cursos de formação continuada em um projeto pioneiro de Educação à Distância. São quase 3 mil escolas que adotaram o jornal impresso como ferramenta de ensino nas variadas disciplinas. E o mais importante: Aproximadamente 100 mil estudantes estão tendo acesso a este importante veículo de comunicação. Precisa mais? Parabéns!

ESPECIAL
Este mesmo concurso da WAN, organização global da imprensa do mundo que representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sites on-line e mais de 3 mil empresas em mais de 120 países, premiou mais um programa de jornal e educação do Brasil. A ação Jornalista por um Dia, do jornal Pioneiro, de Caxias do Sul (RS), recebeu uma comenda do júri.

EXCELÊNCIA
O Foca, apelido em referência ao jargão que identifica jornalistas iniciantes, foi inscrito na categoria Projetos de Excelência Contínua destinado a ações que estimulem a leitura entre os jovens. “É um programa completo, que incentiva os alunos a aprender fazendo, empregando todas as etapas de produção de uma notícia”, comemorou a diretora-executiva da Associação Mundial dos Jornais, Aralynn Abare McMane.

HISTÓRIA
O projeto Jornalista por um Dia existe desde 1997 e mais de 1,6 mil estudantes já participaram. Os alunos da Serra Gaúcha são incentivados a produzir notícias, artigos, fotos, charges, crônicas ou ilustrações tratando de todas as editorias de o Pioneiro. Os melhores trabalhos, anualmente, são publicados em uma edição especial encartada no jornal. De 1997 a 2011, o Pioneiro já recebeu mais de 60 mil trabalhos.

MOTIVAÇÃO
Com esses prêmios para o Brasil, o Ler para Crescer da Folha da Região, parceiro do jornal A Tarde e do jornal O Pioneiro dentro do grupo Jornal e Educação da ANJ, sente-se estimulado a partir do próximo concurso da WAN, em 2013. Em Araçatuba, como em Salvador e Caxias do Sul, estamos trabalhando arduamente para conseguir divulgar a importância da leitura e da criação do senso crítico dos leitores. E já temos ótimos resultados!

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário