quinta-feira, 21 de junho de 2012

Argumentação na sala de aula

Blog Jornal e Educação

Sabemos que um dos principais objetivos da escola e também das famílias é proporcionar às crianças e jovens o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade. Esses alunos devem ser capazes de intervir modificando a realidade, motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuo, o que passa pela formação de leitores competentes.
Por isso, o trabalho com textos informativos, encontrados, por exemplo, em jornais, permite a formação do hábito de ler para estudar, para buscar informações, competência essencial por toda a vida.

DESENVOLVIMENTO

1º PASSO: Divida a turma em equipes para facilitar o trabalho de leitura. Distribua para cada grupo menor, exemplares de jornal para que conheçam o material e o conteúdo. Assim, eles poderão ter contato com todos os cadernos e adquirir o gosto pela leitura dos textos jornalísticos.

2º PASSO: Os textos informativos, encontrados principalmente em jornais, quando integrados ao trabalho com textos em geral, ampliam as possibilidades de leitura do mundo do aluno, e também serve como forma de desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita. O professor precisa demonstrar interesse por esse tipo de leitura dentro e fora da sala de aula.

3° PASSOAo trazer esses textos à análise dos alunos, vemos surgir acaloradas discussões, onde os mesmos põem em jogo aquilo que sabem sobre o tema tratado. Trocam opiniões, debatem e assim aprendem a argumentar e expressar ideias de maneira mais livre.

4° PASSO: O texto argumentativo precisa ser motivado dentro da sala de aula, para que o aluno tenha a segurança de escrever na escola e fora dela, as ideias que representam o ponto de vista criado por eles. O professor pode encontrar diversos exemplos de texto argumentativos no jornal impresso.

5º PASSO: Na conclusão da atividade, o professor pode solicitar que cada aluno fale da importância do ato de ler, inclusive o da leitura de jornal. E, para completar, cada aluno pode levar para casa o jornal recebido em sala e, em casa, ler a matéria escolhida para os pais e ainda comentar a atividade realizada em sala.

AvaliaçãoVerifique como se comportam os alunos diante dos textos argumentativos e como eles se portam diante de um debate, frente aos assuntos que, muitas vezes são bem polêmicos.

Um comentário: