terça-feira, 19 de junho de 2012

3º Prêmio Ecofuturo


Ayne Salviano
Folha da Região - 19/06/2012 (B6)

Somos todos feitos de estrelas. Os 10 trilhões de átomos que formam o nosso corpo foram forjados no calor das estrelas do Big Bang. Imortais, formam pedra, água, terra, planta, peixe, réptil e... nós, seres humanos, todos partes integrantes de um mesmo e enorme quebra-cabeça chamado Planeta Terra.

COOPERAÇÃO
Somos todos feitos de estrelas e estamos todos conectados e jogando um mesmo jogo, cujo objetivo não é dominar, mas cooperar. Em 2012, ano da Rio+20, convidamos você para uma re(flexão) de 360º graus, a girar uma estrela: olhar o seu mundo e o mundo de todo mundo para descobrir o melhor lugar do mundo para o mundo todo. Aqui e agora!



COMPARTILHAMENTO
Com o tema “Rio+20 e eu com isso?” vem aí o 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade! Convidamos professores e educadores sociais a compartilhar suas ideias para que a sustentabilidade seja incorporada à educação como uma experiência positivamente determinante para o nosso destino comum.

IGUALDADE
A proposta de girar de ponta cabeça tem a ver com ver as coisas de uma nova perspectiva, mais alinhada com a sustentabilidade. A meta 3, por exemplo, que trata da igualdade entre os sexos e a valorização da mulher, precisa ser recheada com uma visão 360º graus, pois falar em igualdade não significa tornar-se igual a partir do pré-existente, é preciso conceber a igualdade entre os desiguais, senão enquadra-se o feminino no viés masculino, e daí tudo fica como está.

CONSCIENTIZAÇÃO
Valorização e igualdade, de verdade, pressupõem, por exemplo, construir uma sociedade onde haja suporte “a mães e pais para cuidar das crianças pequenas sem perder os respectivos empregos; treinamento dos homens para as suas funções parentais antes e depois do nascimento da criança”, como anunciado no belo texto “Mulher e sustentabilidade” de Rose Marie Muraro, publicado na página 230 do livro “A vida que a gente quer depende do que a gente faz”.

EDUCAÇÃO
Sustentabilidade pressupõe educar para valores da espécie humana, parte integrante do meio ambiente, do bioma Terra.

LANÇAMENTO
Este é o texto que abre os trabalhos do 3º. Prêmio Ecofuturo, que será lançado amanhã, dia 20. Professores e alunos, não percam a chance de participar. Nós, do Ler para Crescer, apoiamos este trabalho. Para saber mais, veja ecofuturo.org.br

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário