quarta-feira, 9 de maio de 2012

Professor Inovador


Ayne Salviano
Folha da Região - 08/05/2012 (B6)

Trabalhar com novas tecnologias é sempre um desafio, mas também uma necessidade nesse tempo pós-moderno. Pensando nisso, a Fundação Telefônica vai continuar premiando os professores que fomentam o desenvolvimento dos seus alunos por meio das TICs com o objetivo de impulsionar uma mudança metodológica real na aula. Trata-se do Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa.

QUEM PODE
Podem participar professores que trabalham com alunos de 3 e 17 anos e que tenham desenvolvido as atividades de maio de 2011 a maio deste ano. As inscrições permanecem abertas até 20 de maio, pelo site (www.educared.org/premionternacional). Mas, antes de ir para a frente do computador, é importante que o educador tenha em mãos a “Memória Pedagógica” do seu projeto, item importantíssimo da avaliação do júri, que trabalhará de maio a setembro pra definir os melhores.


CATEGORIAS
O concurso está dividido em categorias (por faixa etária dos alunos) e modalidades, que incluem suporte à classe com recursos digitais e multimídia; tarefas de exercício interativo para praticar na aula; tarefas de produção de conteúdos e trabalhos em grupo, e trabalhos em projetos colaborativos interescolares.

EXEMPLOS
Deste modo, os participantes poderão apresentar trabalhos como um blog criado no blogger, um site criado com editores online, uma wiki criada com MediaWiki ou Wikispaces, um grupo em uma rede social, trabalhos criados com ferramentas como Prezi, Google Earth ou qualquer outra ferramenta ou aplicativo que permita ao docente e à turma realizar seu projeto e alcançar os objetivos didáticos e formativos estabelecidos.

PRÊMIOS
Serão distribuídos 39 prêmios, três para cada categoria/modalidade, mais três premiações especiais. Todos serão entregues em uma cerimônia em Lima, no Peru. São lousas digitais, notebooks, tablets, câmeras de vídeo e e-books.

2013
Se você é educador inovador, mas não tem trabalho para apresentar este ano, programe-se para 2013. Há trabalhos simples, mas muito especiais, de professores brasileiros, que estão sendo premiados todos os anos. Mas se você não é professor inovador porque ainda não incorporou as TICs na sua sala de aula, então está na hora de começar a repensar como quer atrair os nossos novos já denominados “nativos-digitais”.

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário