quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fanzines promovem gosto pela leitura de jornais


Folha da Região - 29/05/2012

Alunos apresentam seus trabalhos
Confeccionar fanzines foi o caminho escolhido pelas educadoras da escola estadual Ary Bocuhy, no Country Ville, em Araçatuba, para motivar alunos dos 7º e 8º anos para a leitura, particularmente de jornais. A escola é parceira do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região e realizou, em abril, uma oficina durante o horário de estudo coletivo dos professores.
No último dia 22, as educadoras Alessandra Dão (sala de leitura) e Angélica Sversut Carvalho (língua portuguesa) realizaram uma exposição dos fanzines, veículos de comunicação alternativos confeccionados com recortes, colagens e textos produzidos a partir de temas escolhidos pelos próprios estudantes.
Wallyson Felipe Menardi Massaro, 12, e Paulo José de Abreu Araujo, 13, trabalharam juntos, escolheram falar sobre esportes. Ingrid Soares Almeida, 13, fez o seu sobre moda. E Milena Spessotto Trindade, 13, tratou sobre cosméticos na sua publicação.



SUCESSO
Professoras e coordenadora envolvidas no projeto
Segundo as professoras, o projeto deu certo porque a escola se uniu, a direção e coordenação apoiaram e os outros professores também contribuíram. Mas principalmente porque os estudantes trabalharam juntos compartilhando ideias. "O que mais me animou foi a união; isso deixou as duas semanas de trabalho mais prazerosas", comentou Alessandra, para completar: "o mais gratificante foi ver os olhinhos deles brilhando".
O resultado final agradou os envolvidos. A estudante Bruna dos Santos Barbosa, 13, disse que ficou “orgulhosa” com o trabalho. Max Yuji dos Santos, 12, conta que se surpreendeu. "A gente não sabia o que era o fanzine, por isso fiquei com um pouco de medo”, afirmou.
"É importante que eles tenham essa relação com o jornal, pois assim aprendem a ter opinião e argumentar", explicou a professora Angélica. As alunas Larissa Karoline dos Santos Pavan, 13, e Ana Carolina Pereira Souto, 13, descobriram que no jornal elas podem encontrar seus assuntos preferidos e também vários casos interessantes. Agora pretendem ler muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário