terça-feira, 17 de abril de 2012

Professor e o jornal


Ayne Salviano
Folha da Região - 17/04/2012 (B4)


Estão abertas as inscrições para o 6º Seminário O Professor e a Leitura do Jornal, que acontece nos dias 12 e 13 de julho na Unicamp (Universidade de Campinas). O evento é promovido pela ALB (Associação de Leitura do Brasil), Unicamp, Grupo RAC e Programa Jornal e Educação da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

ATENÇÃO ESPECIAL
Este ano, o tema é Redes Sociais e Interatividade. Especialistas do País vão discutir as interferências e possibilidades educativas – em espaços e tempos escolares e não escolares - que se abrem e são condicionadas com o papel das redes sociais na contemporaneidade. Além disso, o 6º. Seminário será um lugar para mapear, discutir e problematizar as diferentes formas de interatividade que têm sido convocadas neste novo cenário.



OBJETIVOS
Segundo os organizadores, estão entre os objetivos do encontro promover o diálogo do jornal impresso com outras mídias no horizonte dos processos pedagógicos e culturais na sociedade contemporânea; incentivar o debate sobre a compreensão dos conteúdos e dos modos de produção, veiculação e recepção da mídia, que interagem com os diferentes espaços educativos; estimular a produção e o intercâmbio de resultados de pesquisas e experiências que tenham como foco aspectos relacionados com o tema do evento; e organizar e programar oficinas que facilitem a utilização da mídia na educação levando a uma maior compreensão dos diferentes discursos e recursos utilizados por ela.

PROGRAMAÇÃO
No dia 12, a partir das 8h, no Centro de Convenções da Unicamp, haverá recepção e entrega do material aos participantes, a abertura oficial e a conferência “Privacidade e Segurança na Era Digital” ministrada por Patrícia Peck Pinheiro com moderação de Cecília Pavani, do Departamento de Educação do Grupo RAC.

MESA-REDONDA
Ainda na mesma manhã, às 10h, Alexandre Zavaglia Coelho (Escola Direito do Brasil), Suely Gally (Veris Faculdades), Ezequiel Theorodo da Silva (Unicamp) e Fabiano Ormaneze (Departamento de Educação do Grupo RAC-PUCCampinas) abordarão o “Cyberbullying, Inclusão e Direito Digital”.

OFICINAS
Além das conferências e mesas-redondas, estão programadas sessões de comunicação (professor, ainda dá tempo de inscrever o seu trabalho!) e oficinas, todas nas dependências da Faculdade de Educação da própria Unicamp. Entre as oficinas previstas estão Cinema e Educação, com Fabiana Miranda, do Instituto de Artes/Unicamp; Twitter e Facebook na Educação, com Alexandre Le Voici Sayad, do Colégio Bandeirantes de São Paulo e da Rede CEP; Juventude: A estética do instantâneo, com Rogério Adolfo Moura, da Faculdade de Educação/Unicamp; e Narrativas Midiáticas e Criações de Professores, com Maria da Conceição Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

ÚLTIMO DIA
No dia 13, os professores inscritos têm oficinas na parte da manhã e, a partir das 13h30, a mesa-redonda Redes Sociais, Cultura Digital e Formação de Leitores da qual participarão José Armando Valente (Nied/Unicamp), Débora Sebriam (Instituto EducaDigital) e Pedro Dias Lopes (Grupo RBS) com a moderação de Cristiane Parente (ANJ).

FICÇÃO X VERDADE
No mesmo dia, às 15h, uma outra mesa-redonda vai abordar o tema Mídia, Ficção, Realidade e Verdade. Os convidados são Daniela Ripoll (Ulbra/RS), Martha Kanashiro (Labjor/Unicamp) e Luciano Caroso (Universidade Estadual de Feira de Santana), com moderação de Ubirajara Alencar Rodrigues (ALB/ Faculdade de Educação – Unicamp).

ENCERRAMENTO
A conferência de encerramento, marcada para às 17h, será com Thaís Mendonça Jorge, da Faculdade de Comunicação da UNB (Universidade de Brasília). Mais informações sobre inscrição e apresentação de trabalhos podem ser obtidas em http://www.qualisaeditoracao.siteprofissional.com/6seminario/index.php.

LER PARA CRESCER
Nós, do Programa Ler para Crescer da Folha da Região, estaremos participando de todo o evento, inclusive das oficinas. Todo conhecimento adquirido será repassado aos professores-parceiros de Araçatuba e região por meio dos cursos de formação continuada oferecidos gratuitamente aos educadores.

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário