terça-feira, 24 de abril de 2012

No caminho certo



Ayne Salviano
Folha da Região - 10/04/2012 - (B4)

O JOCA é uma publicação especializada para crianças entre 8 e 12 anos que tem circulação em todo o Estado de São Paulo. Nasceu este ano com o apoio do governo estadual e da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e se propõe a atender uma parcela do público que anda um pouco esquecida pelos grandes veículos de comunicação do País.


‘SACADA’
Uma das melhores ideias dos editores foi criar um encarte destinado exclusivamente a pais e professores. O suplemento, presente em todas as edições, pretende auxiliar os adultos a estimular o gosto pela leitura e pela autoria (por que não?) no público infantojuvenil.


HONRARIA
O texto de primeira página deste encarte na edição nº 2 foi escrito por mim atendendo a um convite da editora. Nele, abordo a questão do gosto pela leitura e até me arrisco a receitar uma “fórmula mágica” para que os mais velhos consigam trazer os mais jovens para o mundo mágico da leitura.


RESULTADOS
Minhas considerações no JOCA não nasceram em bancos escolares. Aliás, embora a dupla Comunicação e Educação tenham pautado minha carreira, elas só se uniram de forma profissional a partir do momento que assumi a coordenação do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer, em outubro de 2010, na Folha da Região. Desde então, tenho compartilhado ideias e experiências com profissionais muito especiais, comprometidos com seus educandos acima de tudo e que, portanto, mais me ensinam e estimulam do que eu a eles.

CERTEZAS
Relendo o texto que escrevi para o JOCA, fico mais convicta de que nós, educomunicadores, estamos no caminho certo para a formação de uma geração mais consciente, mais crítica e infinitamente mais cidadã.

PAIS
Mas percebo também que agora é a vez dos pais fortalecerem nossas convicções. Afinal, quem nasce e cresce em ambiente de leitores tem mais probabilidade de entender a importância da leitura.

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário