segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exposição focaliza arquitetura e patrimônio histórico





Talita Rustichelli
Folha da Região - 30/03/2012 (C2)


Arquitetura e patrimônio histórico compõem o tema da exposição fotográfica "Araçatuba in Zoom", que tem início amanhã na Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral" e termina no dia 11 de abril. A visitação é gratuita e as imagens são de autoria do arquiteto e fotógrafo araçatubense Rafael Travassos.
São 60 fotografias em preto e branco, feitas por Travassos entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012. De acordo com ele, o material começou a ser produzido a partir da ideia de despertar a atenção da cidade e sensibilizar os habitantes acerca dos problemas de preservação de edifícios históricos.
"O trabalho tem cunho educativo e grande importância histórica. Estamos atualmente perdendo a memória cultural do patrimônio edificado de Araçatuba e região", afirma.
Segundo o arquiteto, a mostra tende a proporcionar ao espectador relatos poéticos de determinados pontos do município, a partir do resgate, não só da memória, mas também da busca pela identidade e vocação culturais locais.

"Tentei fugir do senso comum, não fotografando apenas locais tão comentados e vistos, como o Centro Cultural Ferroviário e o Museu Marechal Cândido Rondon. A ideia foi fotografar outros locais que também fossem importantes historicamente e tivessem uma arquitetura significativa", complementa.
Imagens de prédios no entorno da praça Rui Barbosa, de igrejas (como a São João), do Teatro São João, de colégios, de residências e de templos budistas integram a mostra. Como destaca o fotógrafo, não foram feitas fotos de fachadas apenas, mas foram focalizados detalhes destes prédios, como portas, janelas, entre outros.

PROJETO
A exposição, como complementa Travassos, é um chamariz para um outro projeto, chamado 'Arquitetura in Zoom'.
Por meio dele, o arquiteto pretende reunir imagens de várias cidades do Noroeste Paulista para contar a história de cada uma delas em livros, em parceria com as prefeituras.
"O projeto tem como objetivo contar a história dos municípios a partir da arquitetura da cidade, pois todas as transformações históricas, sociais e econômicas refletem na arquitetura", argumenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário