terça-feira, 17 de abril de 2012

Começam as capacitações especiais


Folha da Região - 17/04/2012 (B4)

A escola estadual Ary Bocuhy, no Country Ville, e o Colégio Geração Raízes, no Jardim Nova Iorque, ambas em Araçatuba, são as duas primeiras escolas a participar de uma novidade do programa de jornal e educação da Folha da Região em 2012. Trata-se do Ler para Crescer vai à Escola, uma série de ações personalizadas que visam atender às necessidades específicas das instituições de ensino parceiras no projeto. Primeiramente serão atendidas as unidades da cidade de Araçatuba.

EXPLICAÇÃO
“Nos cursos de formação continuada para os professores que ministramos desde o segundo semestre de 2010, percebemos que as escolas têm necessidades especiais. Daí surgiu a ideia de fazer um atendimento personalizado, uma consultoria, onde possamos atender as necessidades pontuais de a cada unidade e assim incentivar e treinar aqueles professores ora para uma hemeroteca, ora para a produção de fanzines, ora para a confecção de jornais escolares, entre outras iniciativas”, explicou a coordenadora do Ler para Crescer e capacitadora, Ayne Regina Gonçalves Salviano.


AGENDAMENTO
Em 2012, o Ler para Crescer vai conseguir atender as escolas com horário de estudo dos professores no período da manhã. As escolas parceiras interessadas podem fazer os agendamentos pelo telefone (18) 3636-7805 ou pelo e-mail lerparacrescer@folhadaregiao.com.br.
Na escola Ary Bocuhy, as professoras vão trabalhar fanzines no ensino fundamental 2. Para isso, participarão de curso teórico-prático por duas semanas, nas próximas quartas-feiras pela manhã. Há ideias de se trabalhar este veículo de comunicação inclusive de forma multidisciplinar.
No Colégio Geração Raízes, as atividades estão voltadas diretamente aos alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Com atividades práticas, eles estão sendo orientados sobre o que é o jornal, qual a importância dele na vida cotidiana das pessoas e como ler e interpretar as notícias.
Nas duas experiências o objetivo é estimular a leitura do veículo de comunicação, mas em especial a autoria dos alunos, que poderão participar de iniciativas do Ler para Crescer e da Folha da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário