terça-feira, 17 de abril de 2012

Abertas a inscrições para conhecer a Folha da região


Folha da Região - 17/04/2012 (B4)

As visitas monitoradas ao jornal Folha da Região realizadas pelo Programa Jornal e Educação Ler Para Crescer recomeçaram na última semana. O objetivo é mostrar como funciona uma empresa de comunicação, especialmente como um jornal diário é produzido. A expectativa é que, conhecendo a rotina dos veículos de comunicação, o público aprenda a compreender como são feitas as notícias e possam crescer cidadãos mais críticos e participativos na sociedade.
Para visitar a Folha, os interessados devem fazer um agendamento pelo telefone (18) 363678-05 ou pelo e-mail lerparacrescer@folhadaregiao.com.br. Os grupos são recebidos pela estudante de jornalismo Flávia Forni, que guia os visitantes na Redação, nos estúdios de TV do Canal 21 - Net Cidade e no parque gráfico.



PASSEIO
O roteiro básico dura aproximadamente uma hora. Os visitantes aprendem sobre o dia a dia do jornal, além de conversarem com os repórteres e editores, que tiram dúvidas a respeito da produção das reportagens, edição e paginação.
No estúdio de TV, falam com os profissionais sobre as gravações dos programas, ficam sabendo de alguns truques para que tudo pareça perfeito na tela e, por último, passeiam pelo parque gráfico, lugar onde o jornal é impresso.

PETI
O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) foi a primeira instituição a participar das visitas monitoradas este ano. Na semana que passou, três grupos estiveram na Folha, onde descobriram o processo para uma notícia ser publicada na internet e como é feito o suplemento infantojuvenil Nossa Vez! (publicado todas as quartas-feiras).
Toda instituição de ensino pode agendar visitas. Elas acontecem de segunda a quinta-feira no período da manhã ou à tarde. Os grupos devem ter no mínimo 10 e no máximo 30 participantes. Os visitantes devem ser acompanhados por professores ou supervisores.
“Precisamos propiciar as visitas ao público, mas ao mesmo tempo garantir um ambiente de trabalho tranquilo aos profissionais da empresa, por isso estas limitações”, explicou a coordenadora do Ler para Crescer, Ayne Regina Gonçalves Salviano.

MISSÃO
O Ler Para Crescer quer contribuir com melhorias para a sociedade onde está incluído. O programa incentiva o acesso à informação para criar leitores com opinião e ajudar na formação da cidadania e no envolvimento social dos leitores. O programa estimula o uso do jornal na sala de aula. “E para isso, é importante que o público entenda todo o processo de produção das notícias”, afirma Ayne Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário