terça-feira, 10 de abril de 2012

2º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa acontece de 1º a 6/05


Jornal e Educação

O 2º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa/PR acontece de 1 a 6 de maio na Universidade Estadual de Ponta Grossa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do blog http://2ecepg.blogspot.com.br/ . São aceitos trabalhos na modalidade poster.
Vários convidados já confirmaram presença e vão abordar temas como Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar e Educação de Idosos, relacionando esses temas com a comunicação.
Também haverá a discussão de como as mídias podem contribuir para a visibilidade social de grupos indígenas, movimentos sociais e para questões raciais de de gênero, além da formação de professores e tecnólogos.
Instituições de mídia da região foram convidadas para falar sobre responsabilidade social, tendo como contraponto experiências internacionais.

Palestrantes que já confirmaram presença:

Alexandra Bujokas de Siqueira
Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), Fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Coordenou o projeto de pesquisa "Media Literacy no Ensino Médio" (financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), foi coordenadora de projetos do Laboratório Aberto e Interativo do setor de Comunicação e Informação da UNESCO. Fez estágio científico no London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012).
É professora dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra a disciplina Comunicação, Educação e Tecnologia, e coordena os projetos Redeci –
Engajando Jovens através da mídia-educação (financiado com recursos do programa
Novos Talentos da Capes) e Laboratório de Mídia-Educação (financiado com recursos do CNPq).

Aparecida de Jesus Ferreira
Possui doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990).
Atualmente é professoraAdjunta da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Letras
(Formação de Professores de Línguas).
Já publicou quatro livros no Brasil (Formação de Professores: Raça/Etnia, PEAB Projeto de Estudos Afro-Brasileiros: Contexto, Pesquisas e Relatos de Experiências, Formação de Professores de Línguas: Gêneros Textuais em Práticas Sociais, Formação de Professores de Línguas: Investigaões e Intervenções.). Publicou também um livro nos Estados Unidos
(Addressing Race Ethnicity in Brazilian Schools: A Critical Race Theory Perspective). Tem vários artigos publicados em periódicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (língua estrangeira e materna), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, letramento crítico e os processos de construção de identidades sociais (relações raciais).

Edinéia Aparecida Blum
Possui graduação/Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989) , Especialista em Educação e Educação Especial (UEPG) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Atualmente é professor titular da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, atuou como tutora do INSTITUTO BASE DE
CONTEÚDOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (IBAC/UEPG) e professor nível 1, classe 1
- Secretaria Estadual da Educação (SEED/PR). Autou como tutora no Curso Normal Superior com Mídias Interativas na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Educação Superior, Educação a Distância, Educação Infantil e Ensino Fundamental, com ênfase em Educação a Distância e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, inclusão, alfabetização, capacitação de professores, atendimento à diversidade, escola moderna, novos procedimentos, meios de comunicação em educação, informática educacional e acessibilidade. Integrou os cursos de Licenciatura em Letras- Português/Espanhol,
Pedagogia e Pós- graduação em História, Arte e Cultura na Universidade Estadual
de Ponta Grossa, na modalidade de Educação a Distância do Programa do Programa
Universidade Aberta do Brasil, convênio entre UEPG/MEC, na condição de tutora a
distância. Atualmente integra o FAU -Curso de Formação de Agentes Universitários como Profª. Formadora e autora do Livro Cidadania e Sociedade.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professora adjunto 1 da Universidade
Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças e adolescentes,
brinquedoteca, política de atendimento a crianças e adolescentes, Pedagogia
hospitalar e Educação em Diferentes Contextos.

Érico Ribas Machado
Atualmente cursa Doutorado em Educação, com bolsa CNPq, pela Universidade de São Paulo na linha de pesquisa - Estado, Educação e Sociedade, e com co-orientação na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED - Madrid). Mestre em Educação pela Universidade
Federal de Santa Catarina, em 2010, com bolsa CNPq. Formado em Pedagogia pela
Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR em 2007. No período de 2006 a 2007 foi aluno
PIBIC/CNPq com a pesquisa:"A Educação Não-Formal e a Pedagogia Social no Curso de Pedagogia", e também no período de 2005 a 2006 com a pesquisa "Subjetividade e Inclusão Social: um estudo sobre adolescentes institucionalizados".

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR; Coordenadora de Tecnologia na Educação Campus Curitiba na UTFPR. Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica - PROPPE/Universidade Tuiuti do Paraná de 2008 a 2011. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Processos Educacionais Interativos NUPPEI de 2003 a 2011. Foi coordenadora Pedagógica de EAD da Faculdade Internacional de Curitiba
FACINTER/UNINTER no período de 2006 a 2008. Foi coordenadora do Projeto FIPSE CAPES "Ambientes e Oportunidades de Emprego para Pessoas com Deficiência" na UTP (Curitiba PR) em parceria coma UFBA (Salvador, BA), Temple University (Filadelfia, EUA) e St Cloud State University (Minnesota, EUA) e do projeto "Promovendo inclusão de portadores de necessidades educativas especiais na sociedade através de tecnologias assistiva" na UTP (Curitiba PR) em parceria com a UFBA (Salvador BA), Temple University (Filadélfia) e Bridgewater State College (Massachusets) nos EUA . Desenvolveu, com a Profa. Dra. Joana
Paulin Romanowski, o Projeto do Curso de Pedagogia, modalidade a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER autorizado em 2007. Foi Professor Adjunto do PPGEd Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná de junho de 2001 a fevereiro de 2009. Membro da Academia Paranaense de Doutores para o Desenvolvimento e da ABED Associação Brasileira de Educação a Distância. Licenciou-se em História pela Universidade de São Paulo (1970), cursou Letras Modernas Português e Francês pela Universidade de São Paulo. Completou seu Mestrado em Educação (1996) e Doutorado em Educação (2000) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação a Distância, formação de professores, prática pedagógica, educação inclusiva, tecnologias, ambientes de aprendizagem, inovação e educação para o
desenvolvimento sustentável. Autora de livros e artigos.

KarinaJanz Woitowicz
Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), na área de estudos de gênero. Tem experiência na área de Comunicação, em jornalismo impresso, e atualmente é professora titular da Universidade
Estadual de Ponta Grossa/PR. Coordena projetos de pesquisa e extensão e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: mídia alternativa, estudos de gênero e folkcomunicação. É diretora científica da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação (Rede Folkcom), na gestão 2011-2013.

Jacyara Silva de Paiva
Possui doutorado em Curso de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do
Espírito Santo (2011). Atualmente é professor da FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de rua, educador social, diversidades, paulo freire e escola.

João Amálio Ribas
Mestrando em Estudos Literários (UFPR), Especialista em Literatura Brasileira (UEPG). Graduado em Licenciatura em Letras (UEPG). Atualmente é professor de Pré-vestibular, Ensino Médio e Superior - Colégio Bom Jesus, Curso Acesso, Colégio Sagrada Família e
Faculdade Sagrada Família. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em
Literatura.

José Roberto de Vasconcelos Galdino
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1984) e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando principalmente nos seguintes
temas: ocupações urbanas, associações de moradores, políticas habitacionais, políticas afirmativas para indígenas e negros, etnohistória, movimentos indígenas, educação indígena, culturas afrobrasileiras e comunidades quilombolas.

Juscelino Neco de Souza Júnior
Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2007). Atua principalmente nos temas: teoria do jornalismo; narrativas gráfico-sequenciais e quadrinhos; história da arte e
percepção visual; análise do discurso e mídia; estética e narrativa dos games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário