terça-feira, 27 de março de 2012

Palhaço apresenta número circense em "Peripécias"



Talita Rustichelli
Folha da Região - 27/03/2012 (C2)


O ator Renato Paio entra em cena e se transforma no Palhaço Tchuchuco ali mesmo, diante do público. No picadeiro de seis metros de diâmetro, o personagem realiza vários números e precisa manter um espetáculo de seu circo sozinho. Assim se desenrola a montagem "Peripécias", que será apresentada nesta quinta-feira (29) em dois horários: às 8h30, na Escola Estadual Dr. Carlos Carvalho Rosa, e às 13h, no Crechão, em Birigui . A atividade é destinada exclusivamente a alunos e professores de escolas públicas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (18) 36242-7040.
A partir de um roteiro, com começo, meio e fim, Tchutchuco apresenta números de circo, incluindo mímica, malabarismo, mágica, chicote, monociclo e equilíbrio. Mas o público também é personagem importante no picadeiro e é convidado a participar de algumas das cenas. Porém, como explica Paio, o improviso não acontece de forma integral. "Existem interferências que são próprias dos espetáculos de rua, como este. Eu interajo com o público, com o ambiente e com as situações, mas sempre voltando ao roteiro", complementa.
Uma jaula com ferozes cães de pelúcia e um fundo de tecido vermelho formam o cenário. Como objetos cênicos, além do monociclo e das peças de malabares e de equilíbrio, utiliza duas malas, que carregam os objetos utilizados nos outros números, como jornal, chicote, frangos de borracha, bexigas e spray de espuma.


MÚSICA
A trilha sonora complementa o clima, com músicas de domínio público e temas comuns no picadeiro, para ilustrar momentos de suspense ou alegria. A direção e concepção do espetáculo é de Paio, que o criou a partir de um apanhado de números e cenas que já fazia como Palhaço Tchutchuco desde 1998. "Peripécias" estreou em 2009, pelo Circuito Cultural Paulista, em Itapetininga.
Renato Paio nasceu em Marília, mas atualmente reside em São Paulo. Além de palhaço, é ator, pesquisador e criador de objetos e cenas cômicas. Participou, como apresentador, de todas as edições do Festival Paulista de Circo, de 2008 a 2011, na cidade de Limeira (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário