quarta-feira, 21 de março de 2012

Curta-metragem "The end" aborda final dos tempos



Da Redação 
Folha da Região - 21\03\2012 C2



Durante os sábados de nove semanas, o grupo de participantes da Oficina de Produção de Curta-metragem trabalhou todas as etapas do desenvolvimento de um filme. O resultado, um vídeo de 10 minutos com o título "The End", será lançado às 10h deste sábado (24), no auditório da Prefeitura de Araçatuba. Após a exibição, a equipe fará um bate-papo com os presentes.
Parte da programação da Oficina Cultural Silvio Russo, a atividade foi coordenada pelo publicitário e produtor de vídeos Lucas Casella. Iniciados no dia 21 de janeiro, os encontros de quatro horas de duração envolveram aproximadamente 20 participantes e aconteceram na Escola Estadual Dr. Clóvis de Arruda (Paraisão).



DESENVOLVIMENTO
De acordo com o coordenador, a primeira parte da oficina envolveu uma introdução à história do cinema, com exibição de trechos de clássicos e curtas.
"Esses filmes, além de situá-los a respeito dos movimentos cinematográficos, serviram de referência para o desenvolvimento do vídeo, além de oferecer estímulo para a criação", conta Casella.
Familiarizados com as formas narrativas da sétima arte, os participantes iniciaram o processo de produção de roteiro e montagem do filme.
Uma produção de direção coletiva, "The End" teve seu desenvolvimento a partir de discussões do grupo. "A experiência foi fantástica, quando se reúne diferentes pessoas, cada um acrescenta ao trabalho suas perspectivas", afirma o coordenador.

LINGUAGEM
A própria temática da narrativa foi decidida a partir de uma dinâmica em conjunto. Com a linguagem de falso-documentário, o curta aborda a controvérsia sobre a profecia maia do fim do mundo em 21 de dezembro de 2012. A princípio, os envolvidos na oficina tinham a intenção de realizar um documentário, mas para privilegiar uma maior liberdade artística, optaram pelo formato fictício que simula o gênero. Documentários de tom apocalíptico exibidos em canais como o Discovery foram uma fonte de inspiração.
Encarnando teólogos, astrofísicos e historiadores, os inscritos foram responsáveis também pela atuação de "The End". O vídeo foi filmado em Full HD, simulando película de cinema. Para Casella, a produção regional pode ser um estímulo para a criação de outros filmes. "A produção cinematográfica hoje é mais acessível aos interessados. Além disso, uma boa ideia e uma equipe interessada como o grupo facilitam a criação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário