quinta-feira, 29 de março de 2012

Birigui terá polo avançado do Senac



Rafael Lopes
Folha da Região - 29/03/2012 (B4)


Birigui contará em breve com um polo avançado do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que prestará serviços educacionais à população. A unidade será instalada num prédio localizado na rua Bento da Cruz, 284, no Centro da cidade. Conforme a assessoria de imprensa da entidade, ainda não há uma data definida para a inauguração, no entanto, a previsão é de que a escola entre em atividade a partir do segundo semestre. "O polo será uma extensão, administrado pela unidade de Araçatuba", informou a assessoria.
O município ficará responsável, no prazo de um ano, pelo pagamento mensal de R$ 5 mil referentes ao aluguel, conforme previsto no projeto de lei encaminhado pelo Executivo e aprovado em regime de urgência pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara do último dia 20. Conforme o texto, o contrato poderá ser renovado no período de cinco anos e encerrado a qualquer momento.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que vários imóveis foram cotados e apresentados à diretoria do Senac de São Paulo. O local escolhida, além de estar situado numa região estratégica, de fácil acesso, também foi a que mais se adequou às necessidades do órgão.
O Senac vai dar início agora aos estudos para definir o projeto de reforma do prédio, capacidade de atendimento, além dos cursos que serão oferecidos. Como a execução das obras depende da finalização desse plano, ainda não há um prazo estipulado para que as adaptações sejam iniciadas e nem o valor do investimento. No entanto, pela primeira vistoria realizada no prédio, provavelmente será possível construir cinco salas de aula e um laboratório de informática. Assim que entrar em funcionamento, a manutenção do imóvel também será de inteira responsabilidade do Senac.


CONQUISTA
O prefeito Wilson Borini (PMDB) disse à Folha da Região que a vinda do Senac para a cidade é "uma grande conquista". Ele revelou que há dois anos vinha pleiteando a instalação da escola em Birigui, devido à grande demanda de pessoas que buscam pela profissionalização por meio dos cursos oferecidos pelo Senac.
Borini também destacou que a elaboração do projeto de lei foi necessária para agilizar a implantação da unidade na cidade. "O pagamento do aluguel é uma semente que estamos plantando agora, para que futuramente o Senac possa vir a construir a sua própria unidade", finalizou. Atualmente, a cidade já possui unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Etec (Escola Técnica Estadual) e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

SENAI
Está marcada para amanhã a inauguração das novas instalações do Senai de Birigui. O evento está agendado para as 15h e contará com a presença do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. Segundo a assessoria de imprensa do Senai, a escola foi remodelada para apoiar a competitividade dos setores calçadistas, sucroenergético e moveleiro. O prédio recebeu novas salas de aulas, laboratórios-oficinais, e ainda auditório com capacidade para 120 pessoas, área de apoio com biblioteca, refeitório e quadra poliesportiva coberta. O novo espaço custou R$ 17,1 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário