terça-feira, 20 de março de 2012

Alunos participam de passeio ecológico

Aproveite a Semana da Água e faça uma atividade de hemeroteca com os alunos


Sérgio Teixeira
Folha da Região  20\03\2012 B3



O longo caminho que a água atravessa para chegar até a torneira de casa foi conhecido ontem por 200 alunos da rede pública de ensino de Araçatuba. Eles participaram de circuito no Peba (Parque Ecológico Baguaçu) e Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), com visitas e trilhas ecológicas. A atividade faz parte da Semana da Água, que vai até o próximo sábado.
O jornalista Fernando Sávio, da Divisão de Comunicação do Daea, mostrou aos alunos o funcionamento das duas estações de tratamento instaladas na autarquia, responsáveis por tratar a água captada no ribeirão Baguaçu. "70% da água consumida em Araçatuba vem do Baguaçu. Daí a importância de preservarmos o ribeirão", afirma Sávio.
O estudante Daniel Henrique Asêncio Montanholi, 10 anos, da Escola Estadual Ary Bocuhy, disse que, ao atravessar a passarela instalada sobre o Baguaçu, achou impressionante a força do ribeirão. "Eu aprendi sobre a importância de economizar água, principalmente quando vou escovar os dentes e tomar banho", explicou.


LANÇAMENTO
Mais de mil pessoas passaram no domingo pela Prainha Municipal de Araçatuba, localizada às margens do rio Tietê. O local foi palco do lançamento da Semana da Água. O público participou de atividades esportivas, como caiaque, xadrez gigante, vôlei, futebol feminino, basquete, pesca ecológica e jogo da trilha ecológica.

TIETÊ
A vendedora Regina Faria Aguiar, 26, visitou a prainha e conheceu pela primeira vez o rio Tietê de perto. Antes de morar em Araçatuba, ela vivia na capital, onde o Tietê é bastante poluído. "Se eu disser que nadei no rio, nenhuma das minhas amigas de São Paulo irá acreditar", afirma.
De acordo com o biólogo e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araçatuba, José Luis de Carvalho Sales, o perfil do público que visitou a prainha foi bastante variado. "Tivemos também a participação em peso de membros de ONGs comprometidas com o meio ambiente de Araçatuba", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário