sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sarau literomusical marca lançamento de concurso hoje



Da Redação

A Secretaria Municipal de Cultura e a UBE (União Brasileira de Escritores) lançam oficialmente hoje o 25º Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, durante um sarau literomusical que será realizado no teatro Castro Alves, a partir das 20h. A noite cultural vai reunir músicos e escritores em declamação de poemas e performances musicais. "Ao mesmo tempo em que promovemos o lançamento do concurso, damos espaço para artistas locais mostrarem seus trabalhos", afirma o escritor Antonio Luceni, diretor-regional da UBE.



Haverá ainda a apresentação da peça "Sônia".
Como ingresso, é proposta a doação de um livro novo ou usado, que será encaminhado a pontos de leitura da secretaria.

Homenageada no Concurso de Contos, a escritora araçatubense Lúcia Piantino, recentemente falecida, terá um de seus trabalhos dramatizado pela atriz Duxtei Vinhas. Parte do livro "Outros Olhares", o conto "Volta" recebe uma releitura teatral musicada. Além de Duxtei e do próprio Luceni, artistas da cidade como Cidinha Baracat, Hélio Consolaro, Wanilda Borghi, Tito Damazo, Marcos Ianner e Tina confirmaram sua participação.

PEÇA
Livre adaptação da peça "Valsa nº 6" de Nelson Rodrigues, o espetáculo "Sônia" acontece entre às 22h e 23h30, no pátio Casa da Cultura "Adelino Brandão" (anexa ao teatro). Dirigida pelo dramaturgo penapolense Luíz Colevatti, da Cia. Pano de Fundo, a montagem se desenvolve em torno da personagem título (encarnada por Mônika Norte), uma adolescente nas vésperas de sua festa de debutante. Ambígua, a jovem vivencia a transição da infância para a idade adulta manifestando um comportamento alternado entre o dócil e o agressivo.

As situações apresentadas são em grande parte alucinações, sintomas de esquizofrenia. "Para a composição da personagem, a companhia consultou psicólogos e entrevistou pessoas que sofrem de esquizofrenia. A Mônika, por exemplo, visitou hospitais psiquiátricos buscando contato com os pacientes", conta o diretor.

A peça será encenada dentro de uma estrutura metálica coberta de tecido, montada em forma de caixa no pátio da Casa da Cultura, com capacidade para 80 pessoas. "Isso aproxima público e atriz, proporcionando um mergulho na mente da personagem", diz Colevatti. Complementando a atuação de Mônika, projeções de imagens editadas por Douglas Caetano mostram seu universo psicológico, uma fusão contrastante de religião, infância e sexualidade.
inscrições

Com inscrições abertas até 3 de maio, o concurso de contos é aberto a escritores lusófonos do Brasil e do mundo. Os contistas interessados devem enviar seus trabalhos por e-mail, ao endereço contosaracatuba@gmail.com (Mais informações: www.concursodecontos.blogspot.com).

SERVIÇO
O sarau literomusical e a apresentação de "Sônia" acontecem respectivamente no Teatro Castro Alves e no pátio da Casa da Cultura "Adelino Brandão" (R.Anita Garibaldi, 75, Centro, Araçatuba). A entrada é trocada por um livro usado ou novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário