terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Projeto Jornal e Educação da Folha retoma atividades


O Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região tem novidades em sua grade de programação para este ano, como o "Ler Para Crescer vai à escola", oficinas para estudantes (a partir de 14 anos), além de uma campanha permanente de arrecadação de livros, revistas e gibis. As atividades começam a partir de hoje.

No mês que vem, a jornalista e professora Ayne Regina Gonçalves Salviano volta a ministrar os cursos de formação continuada para professores das escolas públicas - municipais e estaduais - e particulares de Araçatuba e região (veja infográfico nesta página).

NAS ESCOLAS
 Este ano, além dos cursos na Folha, as escolas que desejarem capacitar todos os seus professores no próprio ambiente de trabalho poderão agendar os encontros com a equipe gestora do Ler para Crescer. “Vamos atender pedidos de algumas coordenadoras, que pretendem promover o curso durante os HTPCs
(Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo)”, informou Ayne Salviano, que coordena os trabalhos.


Para isso, ela explica que os interessados devem agendar as reuniões (no mínimo de cinco). O atendimento será feito por ordem cronológica de pedidos. As solicitações podem ser feitas a partir de hoje pelo e-mail lerparacrescer@folhadaregiao.com.br. Com estes encontros, todos os educadores de uma mesma unidade escolar, independente da disciplina que ministram, serão capacitados para trabalhar com o jornal em sala de aula.

Será um atendimento personalizado, que ajude nas necessidades pontuais de cada equipe educacional, explica a coordenadora. Segundo Ayne, este novo modelo pretende ganhar em qualidade. "Podemos demorar um pouco mais para atingir todas as escolas, mas vamos ganhar em qualidade de trabalho. O que tem acontecido é que, algumas vezes, os professores que treinamos de determinada escola mudam para outra no ano seguinte e o trabalho com jornal nas salas de aula fica descontinuado. Com a equipe toda conhecendo esta metodologia, a escola não perde nunca".

Todas as unidades escolares que participam do Ler para Crescer recebem gratuitamente uma assinatura diária da Folha para a biblioteca e/ou sala de leitura e mais 20 exemplares semanais para as atividades em sala de aula. Essas assinaturas são gratuitas, financiadas por empresas-parceiras.

OFICINAS
Já as oficinas "Como se faz notícia", "Como se faz artigo", e "Como se faz jornal" serão realizadas ao longo do ano na sede da Folha. Serão disponibilizadas 20 vagas destinadas a professores e, pela primeira vez, também para estudantes, a partir dos 14 anos. Todos os cursos terão certificados de participação para quem cumprir toda a carga horária.

Outra novidade é que o Ler para Crescer, em parceria com a Folha e o suplemento infantojuvenil “Nossa Vez!”, promoverá mais concursos em 2012. "Será uma forma de movimentar a comunidade e estimular a criatividade das pessoas", afirma Ayne Salviano.

PRIMEIRO CONCURSO
A partir da semana que vem, estarão abertas as inscrições para o concurso de cartazes "Carnaval Paz e Amor!". Os participantes - que devem ser estudantes até o 9o. ano - deverão desenhar e pintar imagens alusivas ao carnaval e criar um slogan que valorize esta festa popular que deve ser aproveitada com responsabilidade, mas sem violência nem abusos. Os três primeiros vencedores receberão assinaturas da Folha. O regulamento será publicado nesta página na próxima terça-feria, dia 31.

"O objetivo desses concursos é estimular a leitura, valorizar sentimentos e fazer com que crianças, jovens e adultos possam, por meio da linguagem escrita e visual, expressar opiniões e se manifestar em veículos de comunicação", afirma a coordenadora do Ler para Crescer.

2 comentários:

  1. Estou triste pois estou organizada para fazer os cursos do ler para crescer nas quartas-feiras e no entanto mudou para as terças-feiras.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O calendário inicial dos cursos do Ler para Crescer divulgado no início deste ano precisou passar por reformulações, tanto que não estamos, atualmente, com cursos de formação continuada para professores. Fizemos alguns aqui na Folha da Região e outro na Diretoria de Ensino no primeiro semestre e deveremos fazer outro na Diretoria de ensino no segundo semestre, mas em datas a serem definidas. Vamos torcer para que fiquem às quartas-feiras então.

      Excluir