terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nossas Palavras


Por Ayne Salviano

Começo informando: as palavras abaixo não são minhas. São de Diuân dos Santos Feltrin, ex-aluno, jornalista, pós-graduando em Docência. Ele me enviou este texto como forma de contribuição há algum tempo pedindo que fosse publicado para parabenizar a Folha da Região pela iniciativa do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer. Na ocasião ele escreveu: “Também acredito que a leitura abre portas para que os estudantes possam vislumbrar novos horizontes.” Nós também, Diuân! Seguem as suas palavras:



TRANSFORMAÇÕES
“Palavras... Palavras transformam. Palavras têm o poder de expressar sentimentos verdadeiros, aqueles oriundos da alma. No entanto, palavras são dialéticas. Ao mesmo tempo em que são vastas e profundas, são limitadas. De paradoxos são feitas as palavras.

COISA DO ESPÍRITO
Se existe no mundo uma forma de se atingir o espírito, isto se dá por meio de palavras. Foi este artifício utilizado até mesmo pelas primeiras civilizações, que utilizaram a palavra de Deus para atingirem objetivos previamente traçados.

ENCANTAMENTO
É verdade que palavra tem poder. Palavra pode manipular. Pode encantar. Mas também pode desencantar.

FERRAMENTA
Para os poetas, as palavras são ferramentas de trabalho. Para se praticar tal ofício, é necessário saber manejá-las com afinco. Palavras não são manipuladas manualmente, pelo contrário, apenas sentimentos podem agarrá-las e distribuí-las em seus devidos lugares.

PERIGO
Palavras são perigosas. Se colocadas em lugares errados então, nem se fala!

ATENÇÃO
O segredo que habita a essência das palavras pode ser desvendado por meio da interpretação. Infelizmente não são todos os seres humanos que detêm a efetiva capacidade de interpretar. Interpretação requer, sobretudo, humanização.

LIMITES
E, claro, sabemos que as pessoas são limitadas, assim como as palavras. Limitação esta que se estende à capacidade de interpretar determinadas palavras. Às vezes, o significado se encontra nas entrelinhas. E felizes são aqueles que conseguem captar as mensagens!

SINERGIA
Arrisco-me a me colocar defronte as palavras. Posso manejá-las à medida que meus sentimentos interagem e me conduzem a escolher aquelas que realmente possam expressar minha essência. É sinérgica a forma pela qual esboçamos, nas entrelinhas, as mensagens que queremos transmitir aos quatro ventos.

ESFORÇO
Experimentar a sinergia requer um pouco de esforço. É necessária a capacidade de arrancar o véu que embaça a visão. É preciso ambivalência: a capacidade de olhar para todos os campos da visão. Mas não basta olhar com os olhos, é preciso olhar com o coração, para que a verdadeira palavra possa agir: a palavra de cada um (a) de nós.”

DECISÃO
Decidi reproduzir este artigo neste espaço porque ele vai ao encontro de fundamentos educomunicativos nos quais acreditamos. A ideia das ações do Programa Jornal e Educação do Ler para Crescer é fomentar a leitura com um propósito muito específico: tornar o leitor um cidadão ativo, com vez e voz. Voz esta que tem que ser firmada pelas suas próprias palavras, ditas ou escritas. Então, mãos à obra!

PALESTRA
Hoje ministrarei palestra no projeto “Vem pra Rede”, trabalho que vem mudando, para melhor, bairros carentes de Araçatuba. O tema é “A importância da leitura” e será para uma plateia de pais e responsáveis que vão nos ajudar a incentivar a leitura e montar uma biblioteca naquele local. Começa às 20h.

AVISO IMPORTANTE
As escolas que participaram do Ler para Crescer em 2011 e em anos anteriores não estão automaticamente cadastradas para os trabalhos este ano. Precisaremos nos reunir para traçar objetivos e metas, e então fazer o recadastramento, que permitirá ao programa destinar os exemplares diários e semanais da Folha e as parcerias para as visitas monitoradas e palestras com os profissionais, entre outras atividades programadas. Entraremos em contato para agendar a reunião que deve acontecer no começo de fevereiro. Preparem-se!

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário