quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Que dia é hoje? O Congresso americano declara guerra ao Japão e os EUA entram na Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um conflito que envolveu as maiores potências do mundo e opôs os países do Eixo aos países Aliados. Este segundo conflito global foi resultado do crescimento de regimes totalitários na Alemanha, Itália e Japão, um fenômeno que provém, em parte, da Grande Depressão que abalou o mundo no início dos anos 1930 e das condições criadas pelos acordos de paz que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.

Quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, em 1933, ele recriou o exército alemão, preparando o país para uma guerra de conquista. Em 1936, a Renânia foi remilitarizada. No mesmo ano, Benito Mussolini, ditador italiano, conquistou a Etiópia. Entre 1936 e 1939, Alemanha e Itália ajudaram as forças fascistas do general Francisco Franco a sair vitorioso da guerra civil espanhola.


Em março de 1938, a Alemanha anexou a Áustria. Quando os alemães ocuparam a Tchecoslováquia e a Itália anexou a Albânia, Grã-Bretanha e França abandonaram a política de apaziguamento e criaram uma frente de "anti-agressão", que incluía alianças com Turquia, Grécia, Romênia e Polônia.

A Segunda Guerra Mundial começou no dia 1 de setembro de 1939, com a invasão alemã à Polônia. Grã-Bretanha e França declararam guerra à Alemanha no dia 3 e foram seguidas por todos os membros da Sociedade das Nações, exceto Irlanda.

Enquanto a campanha na Polônia terminava com o país sendo repartido e a Rússia derrotava a Finlândia, acabando com a Guerra Russa, Grã-Bretanha e França permaneceram todo o inverno atrás da Linha Maginot, bloqueando a Alemanha pelo mar. O período inativo terminou com a invasão surpresa, em 9 de abril de 1940, à Dinamarca e à Noruega pelos alemães. Os dinamarqueses não ofereceram resistência e a Noruega foi conquistada no dia 9 de junho. Em maio, as forças alemãs invadiram Luxemburgo, Países Baixos e Bélgica e conseguiram atravessar a Linha Maginot.

Em junho, a França assinou um armistício com a Alemanha, seguido por outro com a Itália, que havia entrado na Guerra naquele mês. O governo Vichy foi montado na França sob o comando do Marechal Pétain.

Somente a Grã-Bretanha permaneceu como potência Aliada, resistindo, sob o comando de Winston Churchill, aos bombardeios alemães. Enquanto a Alemanha sofria sua primeira derrota na batalha contra a Grã-Bretanha, lutando inteiramente pelo ar, o palco da Guerra foi alargado pelo ataque italiano aos britânicos no norte da África, pela invasão à Grécia e pela guerra submarina alemã no Oceano Atlântico.

A Grã-bretanha ganhou um aliado em junho de 1941, quando a Alemanha invadiu a União Soviética. Em dezembro, a divisão alemã já havia destruído grande parte do exército soviético e avançava pelo território europeu da Rússia. No entanto, o rigoroso inverno russo paralisou a ofensiva alemã e a campanha de Moscou foi frustrada por uma contra-ofensiva russa.

Os Estados Unidos entraram na Guerra no dia 8 de dezembro de 1941, após o ataque japonês a Pearl Harbor. Em 1943, a contra-ofensiva soviética resultou na rendição do exército alemão. Os russos continuaram avançando.

As vitórias aliadas no Mediterrâneo levaram à rendição da Itália em setembro de 1943. No entanto as forças alemãs no país continuaram lutando até a queda de Roma, em 4 de junho de 1944.

Após a batalha na Normandia, as divisões Aliadas libertaram a maior parte da França e da Bélgica das forças alemãs em outubro de 1944. Com a perda de vários territórios conquistado e a morte de Hitler, em Berlim, que foi ocupada pelas tropas russas, a Alemanha entrou em colapso.

A rendição incondicional alemã foi assinada em Reims, em 7 de maio e ratificada em Berlim, no dia seguinte. O Japão, no entanto, recusava-se a se render.

Em 6 de agosto de 1945, os EUA lançaram a bomba atômica sobre Hiroshima, devastando a cidade. No dia 9, uma segunda bomba foi lançada, desta vez em Nagasaki. Em 14 de agosto, o Japão anunciou sua rendição, formalmente assinada em setembro.

Fonte: http://www.igeduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/o-congresso-americano-declara-guerra-ao-japao-e-os-eua-entram-na-segunda-guerra-mundial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário