quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Neste Natal, viva o meio ambiente


Emmanuela Zambon

A época mais enfeitada do ano chegou. É quase impossível não se encantar com o Natal. Tem tanta coisa bonita para se ver: árvores natalinas, luzes coloridas, Papai Noel de todos os jeitos, presépios e muito mais. Sem contar as vitrines decoradas das lojas e as propagandas temáticas, principalmente as televisivas.

Essa também é uma ótima oportunidade para colocar em prática as habilidades no artesanato e ainda ajudar o meio ambiente. O que o artesanato, o meio ambiente e o Natal têm em comum? Para crianças de escolas municipais araçatubenses, esses três assuntos têm tudo a ver. Em vez de gastar dinheiro comprando presépios caros, árvores e enfeites, elas colocaram a mão na massa e reinventaram a decoração natalina.


A Escola Municipal de Ensino Básico Luiz Aparecido Bertolucci, no Jardim Monte Carlo, por exemplo, optou por fazer uma árvore muito interessante de rolinhos de papel de jornal. A coordenadora, Magda Márcia Baggio Savian, explica que a ideia foi uma alternativa ao uso de garrafa pet e, assim, tornar o trabalho em algo diferente.

MONTAGEM
Magda contou com uma ajuda especial dos alunos. Eles foram responsáveis por pintar os rolinhos de jornal com tinta guache verde. Todos ficaram empenhados na atividade por um mês. Depois de tudo pronto, a coordenadora montou a árvore.

Para fazer a estrutura da peça, ela usou um cabo de vassoura e colou os rolinhos com cola quente. Lembre-se, cola quente deve ser usada com a supervisão de um adulto. “As crianças também fizeram os embrulhos de presente”, conta Magda. Gabriel Henrique Fabreti Rosa, 4 anos, de Araçatuba, disse que gostou muito de participar da atividade porque ela foi feita com jornal.

Caroline da Silva Jesus Sartori, 4 anos, de Araçatuba, achou tão legal a ideia que até a sua avó vai fazer uma árvore de jornal para colocar em casa. Já Raphael Thalles Freitas Vitor, de 4 anos, de Araçatuba, conta que o pai já fez uma árvore de jornal. Ana Júlia Baroni Ganiko Papali, 5 anos, e Leandro Soares de Souza Rodrigues, 4 anos, garantem que todos se divertiram.

PRESÉPIO
Filtros de papel de café e muita imaginação. Assim nasceu o presépio da Escola Municipal de Ensino Básico Leão Nogueira Filho, no Bairro Iporã, em Araçatuba. De acordo com a diretora, Célia Regina da Silva, de Araçatuba, a intenção foi envolver todas as crianças e mostrar a importância da sustentabilidade. A ideia surgiu depois que a escola participou do projeto “Natal Sustentável”, da Secretaria Municipal da Educação.

Também foram usados 2.600 garrafas pet.
Cada sala fez a sua contribuição. Os alunos colaram os filtros usados e participaram de um concurso na escola para ver quem fazia o Menino Jesus mais sustentável. Quem ganhou foi Mariana Gouveia Rigon, de 9 anos, de Araçatuba. Ela usou garrafas pets de vários tamanhos, jornal, revista e sacola plástica. “Meus pais me ajudaram. Acho que ficou legal. Gostei de participar da montagem, todo mundo deveria fazer isso para ajudar o meio ambiente”, considera.

Felipe Fabrício de Souza, de 10 anos, de Araçatuba, conta que nunca tinha pensado que materiais que são jogados fora podem se transformar em objetos legais. Para Wallace da Silva Pereira, de 9 anos, os enfeites ficaram muito bonitos, mas a ideia principal foi preservar a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário