terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sala Aberta: Coisa de cinema

Ayne Salviano

Seria mais uma manhã de trabalho, mais um e-mail entre dezenas. Seria...O pedido da equipe do Sesi-349 era simples: queriam a presença do Ler para Crescer para registrar um mural com homenagens feito pelos alunos para uma entrevistada da Folha da Região. Um pouco mais de conversa e foi impossível não perceber a importância do trabalho da professora Janete de Lima Carvalho.
carinho

As crianças, em fase de alfabetização, tinham se encantado com a história de uma senhora que aprendeu a ler e a escrever perto dos 80 anos contada pela repórter Monique Bueno. Como alguém poderia viver tanto tempo sem entender as palavras escritas? Justamente porque compreenderam a vida difícil enfrentada por Dona Maria e valorizaram todo o esforço que ela fez para vencer esta barreira é que as crianças tinham escrito mensagens positivas a ela.


LEITURA E CIDADANIA
Enquanto, pelo telefone e por e-mail, eu ‘conversava’ com as educadoras do Sesi, a lembrança do filme “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers, EUA, 2007) foi instantânea. Nele, uma professora conquista toda uma sala de aula com várias atividades de incentivo à leitura e à cidadania. A obra foi baseada em fatos reais. Um dos momentos mais emocionantes é quando a turma consegue encontrar uma personagem de um dos livros que leu (‘O diário de Anne Frank’). O mesmo poderia se repetir em Araçatuba, pensei.

IDENTIDADE
Ainda no filme, os alunos - adolescentes criados em ambientes muito violentos e sem expectativas - ganham voz própria e contando suas próprias histórias e ouvindo as dos outros, descobrem o poder da tolerância e os rumos de como mudar seu mundo, para melhor. Guardadas as devidas proporções, no Sesi 349 a vontade é que também as crianças aprendam a ter identidade própria, a se expressar, a mudar o mundo para melhor. E o encontro com Dona Maria propiciou todos esses bons sentimentos e fortaleceu os ideais de uma escola onde a formação integral do ser humano passa pelo modelo de educação que entende a importância dos veículos de comunicação na vida das pessoas.

PARABÉNS
Para toda a equipe do Sesi-349. É um prazer e um orgulho poder ajudá-los em iniciativas como esta.

Ayne Regina Gonçalves Salviano, jornalista e professora. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Metodologia Didática. Professora no ensino médio, graduação e pós na rede particular de Araçatuba. Coordenadora do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região. ayne.salviano@folhadaregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário