terça-feira, 1 de novembro de 2011

Redes sociais na sala de aula


As redes sociais são fortemente presentes no dia a dia da nova geração. Através delas eles se comunicam, se informam e se divertem. Com tantas ferramentas incríveis nas mãos, é perfeitamente compreensível que os alunos se sintam entediados com os métodos tradicionais de ensino.

É muito importante que os professores não se sintam intimidados com a distância que sentem das novas tecnologias e tentem usá-las nos planos de aula. Deve-se criar uma certa intimidade e, o mais importante, observar o que os alunos gostam de fazer nelas. A partir daí, conhecer o que já foi feito na área e usar muita criatividade.


As opções são infinitas. Veja alguns exemplos para as redes sociais mais usadas:
Twitter

Pelo limite de 140 caracteres, o microblog é uma ótima plataforma pra exercitar a síntese e a criatividade. Que tal fazer um concurso de microcontos ou fazer uma cobertura criativa do campeonato de vôlei do colégio?
Saiba mais: Plano de aula – Microcontos no Twitter
Facebook e Orkut:

Essas redes tem muitos recursos, por isso podem ser usadas para uma quantidade enorme de propostas. Uma ideia é criar um grupo ou comunidade onde o professor pode fazer enquetes sobre o assunto do momento, compartilhar imagens e provocar discussões.
Saiba mais: Professor usa Facebook para ensino a distância
Instagram:

No Instagram ( ou em qualquer uma dessas redes ali em cima) é possível compartilhar fotos de uma maneira muito simples. Não seria super divertido fazer gincanas temáticas e incentivar os alunos a saírem a caça de imagens que representem algum conteúdo dado na sala de aula?
Formspring:

A rede é exclusiva para perguntas e respostas. Já pensou em fazer uma sessão para tirar dúvidas em véspera de provas? O mais é legal é que as perguntas podem ser feitas anonimamente, o que ajuda os mais tímidos.

Conhece alguma forma interessante de usar as redes sociais para a educação? Conte pra gente nos comentários.


Fonte: http://www.edubrazuca.com.br/blog/index.php/redes-sociais-na-sala-de-aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário