terça-feira, 29 de novembro de 2011

‘Purcininha’ atenderá público infantil


Outro projeto de leitura da escola estadual Purcina Elisa de Oliveira é o gibi Purcininha. O trabalho é novo e também foi desenvolvido pelos alunos de 7ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

"Era preciso criar uma estratégia para estimular a leitura pelos mais novos e também para aqueles que acham a leitura do jornal um pouco mais difícil. Pensamos, então, no gibi, que tem uma linguagem fácil e o atrativo de várias imagens", conta a professora responsável pelo projeto Elaine Cristina de Almeida, da Sala de Leitura.

A personagem principal é Purcininha, referência direta ao nome da escola. Ela busca assuntos relacionamos à melhoria da qualidade de vida.


PROXIMIDADE
Outros personagens como coordenadores e professores também fazem parte do gibi. "Procuramos fazer as personagens o mais próximo da realidade para facilitar a compreensão. Fizemos os desenhos no papel e depois passamos para o computador, preocupados sempre em manter o mais verdadeiro possível", afirma o aluno responsável pelo projeto gráfico, Cayque Trevisan Flamarini.

As histórias baseiam-se em situações que acontecem constantemente na escola. Os assuntos são discutidos em reuniões durante os encontros na Sala de Leitura. "Queremos encontrar uma maneira de passar algum tipo de aprendizado a partir daquilo que acontece na escola e também no mundo", comenta Elaine.

A primeira edição, com quatro páginas e 550 impressões, mostra a história de um garoto que não tinha atitudes muito sustentáveis e jogava lixo no pátio da escola. A inspetora, Keka, encaminhou o garoto para uma conversa com um dos professores. O menino aprendeu a lição.

A professora Eliane quer trabalhar a interdisciplinaridade e motivar o processo de criação dos estudantes.

2 comentários: