terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os games e a educação


Falar sobre jogos digitais educativos não é um assunto novo. Muitos games com o intuito de complementar ou ilustrar o conteúdo dado em sala de aula já foram criados e utilizados. Ao mesmo tempo, há uma ampla discussão sobre jogos violentos que, segundo alguns estudiosos, podem influenciar negativamente o comportamento dos jovens.

Algumas universidades têm feito pesquisas sobre a relação entre jogos eletrônicos e educação integrando áreas como pedagogia, design e análise de sistemas. Os resultados mostram que os jogos devem deixar o estigma negativo e ser vistos como uma importante ferramenta para o cenário escolar da atualidade.
Para o professor Charbel El Hani, os jogos devem equilibrar os aspectos lúdicos com os educacionais.


Quando os jogos dão mais ênfase aos aspectos lúdicos, corre-se o risco de não serem criadas oportunidades adequadas de aprendizagem. O estudante pode se envolver apenas com o objetivo de ganhar o jogo. Por outro lado, quando você reforça demais o aspecto pedagógico, ele deixa de ser um jogo. É preciso equilíbrio para que o game tenha tanto jogabilidade quanto aprendizagem?

Utilizar os estilo de games que os jovens jogam no seu dia a dia é muito importante. Cenários de guerra, alienígenas e tiros, por exemplo, podem ser usados para atrair a atenção e ensinar sobre diferentes assuntos quase que subliminarmente.

Os jogos educativos mais comuns são chatos e tendem a se tornar uma obrigação para crianças e adolescentes. Não adianta usarmos personagens e histórias que não encantem os alunos. Mesmo porque, ao sair da aula, eles voltam à rotina, com games considerados agressivos pela maioria dos educadores? argumenta Roger Tavares, especialista no assunto.

Ainda é preciso que se pense cautelosamente em como unir definitivamente esse tipo de recurso nas salas de aula, mas definitivamente é um ponto que não se pode deixar de lado tendo em vista que esses jogos fazem parte do dia a dia de grande parcela dos alunos, criando uma oportunidade muito interessante para dinamizar o ensino.

Fonte: http://www.edubrazuca.com.br/blog/index.php/os-games-e-a-educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário