segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Jovens buscam no jornal valores para a bandeira


Professora de Matemática ensina figuras geométricas da bandeira nacional e ainda estimula um debate sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos

Os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, já estão preparando sua homenagem para o Dia da Bandeira (19 de novembro), com ajuda da professora de Matemática Marisete do Rocio Kopis. “Primeiro, os alunos leram os jornais recebidos às sextas-feiras durante o mês de outubro, onde pedi que identificassem as diferentes figuras geométricas presentes procurando calcular a área, o perímetro, raio e circunferência. Em grupos eles fizeram uma bandeira, observando que para sua construção utilizamos as figuras geométricas e o sistema métrico decimal”, explica a professora.

Mas a atividade não parou por aí. Os jovens procuraram no Jornal da Manhã informações positivas para a sociedade, como: oportunidades de emprego, educação, saúde, para ilustrar a frase ‘O Brasil que queremos’; e negativas, como: corrupção, drogas, crimes, para ‘O Brasil que temos’. A atividade despertou nos alunos os valores referentes aos símbolos nacionais, o significado de cada elemento da Bandeira e promoveu a cidadania.

“Através desse trabalho os alunos perceberam que a matemática está presente no nosso cotidiano, e isso despertou um maior interesse pela disciplina. Além disso, pude perceber que enquanto buscavam o material para compor a bandeira, obrigatoriamente tiveram que fazer uma leitura mais profunda das notícias, e foi o quando despertaram para a importância do jornal escrito, pois através dele conhecemos as notícias de sua região e do mundo”, destaca Marisete.

Fonte: Publicado em 04 de novembro de 2011 na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.
http://salaaberta.wordpress.com/2011/11/06/jovens-buscam-no-jornal-valores-para-a-bandeira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário