segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alunos aprendem valores através do jornal


Formação cidadã, boas atitudes, comportamento e expressão foram alguns dos benefícios que os professores conseguiram atingir em suas aulas.

Há quase oito meses estudando e aprendendo com a presença do jornal, os jovens atendidos pelo ProJovem Adolescente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cará-Cará em Ponta Grossa, participantes do Projeto Vamos Ler, têm muito o que contar sobre as diversas práticas desenvolvidas pelo orientador social, José Ricardo Vieira, e pelos professores Clodoaldo Ribeiro e Vera Gerytch, que enriqueceram o aprendizado e inovaram as aulas.

Um desses trabalhos foi a leitura orientada para valores pessoais e a boa convivência em grupo, e para o respeito mútuo. Os próprios adolescentes identificaram no Jornal da Manhã as notícias boas e as ruins para entender a formação desses valores.


“Também desenvolvemos um trabalho com intuito de incentivar a pesquisa por profissões que estavam implícitas no jornal, e o resultado foi que a maioria optou pela área esportiva, como jogadores de futebol”, destaca o orientador. Após a pesquisa, os estudantes confeccionaram cartazes com reportagens positivas sobre as profissões escolhidas. Os professores aproveitaram o conteúdo dos cartazes para discutir sobre as escolhas e levantar características que fazem do atleta um bom jogador, como hábitos saudáveis, comportamento, ética profissional e espírito de equipe, mostrando que tais atitudes são aplicáveis para todas as áreas da vida.

Uma das atividades mais interessantes e dinâmicas planejada pelos professores, foi a produção de um curta – ‘Justiça Seja Feita’ – onde o roteiro e as cenas foram baseadas em imagens e notícias policiais do JM.
A sessão de horóscopo também foi aproveitada pelos professores. “A atividade cobrou que todos apontassem qualidades, sonhos, objetivos e realizações de seu melhor amigo em comparação com o signo dele. No final, cada um apresentou seu amigo à turma, e todos elaboraram o horóscopo da amizade”, explicam.

E muitas outras atividades podem ser executadas partindo do jornal e seu uso interdisciplinar na educação.

Fonte: http://salaaberta.wordpress.com/2011/10/18/projovem-alunos-aprendem-valores-atraves-do-jornal/
Publicado no dia 18 de outubro de 2011, na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.
Fotos: Divilgação/Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário