quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Palestra de hoje na Semana da Literatura é substituída por debate

Por Talita Rustichelli

A palestra "A Fundação da Biblioteca Nacional e a Literatura Brasileira", que seria proferida hoje pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, na programação da Semana da Literatura de Araçatuba, foi cancelada. Porém, as atividades ocorrem normalmente na noite de hoje, sendo que a palestra de Amorim será substituída por uma mesa de debates.

A partir das 20h30, bibliotecários de Araçatuba se reúnem no auditório do Senac para discutir o papel das bibliotecas na leitura. Segundo o secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, cada participante terá um tempo determinado para abordar o tema, que depois será aberto para debate.

Consolaro afirma que Amorim foi impossibilitado de vir até a cidade por questões de incompatibilidade de agenda. A sessão de autógrafos do escritor advogado buritamense Jordemo Zaneli Júnior, que acaba de lançar o "A garota rockstar", segue conforme a programação divulgada anteriormente, às 19h.

APRESENTAÇÕES
A Semana da Literatura segue amanhã, no Senac, com a apresentação da Orquestra de Sopros de Araçatuba, às 19h30. Em seguida, haverá a performance "22", com o ator Ayrton Salvagnini, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.

No sábado, após apresentação de um coral, Aylton Salvagnini encerra o evento, com a performance do "Sermão da Sexagésima", de autoria do Padre Antônio Vieira, na Catedral Nossa Senhora Aparecida (antiga Igreja Matriz), às 20h30.


Sugestão de atividade para professores:

Que tal reunir seus alunos e discutir com eles qual o papel das bibliotecas no estímulo da leitura?

1. Vocês podem reunir as principais ideias discutidas pelo grupo e montar, com os alunos, um plano de ação para tornar a biblioteca da escola mais agradável e mais visitada;

2. Vale desde confeccionar cartazes com propagandas de incentivo à leitura até

3. Organizar uma campanha de doação de livros, o que acham?

Para isso,
4. Use os exemplares da Folha da Região para uma pesquisa nos anúncios que podem servir de inspiração aos estudantes,

5. Peçam para que os alunos leiam o jornal com frequência e aproveitem as matérias do jornal que combinem com este tema para montar um mural temático na escola com dicas de leitura, as listas dos livros mais lidos, resenhas de obras e outros assuntos afins. Este mural pode ser atualizado semanalmente,

6. E que tal incentivar a meninada para escrever a sua própria resenha sobre um livro que leu, gostou e gostaria de indicar? Você pode publicar estes textos no mural da biblioteca e também enviá-los para o LER PARA CRESCER (lerparacrescer@folhadaregiao.com.br). Nós vamos publicá-los nos nossos veículos de comunicação,

7. Você também pode publicar esta resenha e outros textos de seus alunos em fanzines, no jornal da escola ou mesmo em um blog, já pensou nisso?

8. Bom trabalho!

Sugestão: Profa. Ayne Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário