quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Intercâmbio de artistas

Por Talita Rustichelli

Grupos artísticos de Araçatuba e região têm a oportunidade de circular em diferentes cidades. A 1ª Mostra Sesi de Incentivo à Cultura Regional insere na programação da unidade de Birigui e de cidades de um raio de até 180 km de distância apresentações nas áreas de música, teatro e dança. Na região, Birigui, São José do Rio Preto e Marília trocam atrações, que serão apresentadas de setembro a novembro.


Os grupos, de acordo com Patrícia Teixeira Rodrigues, orientadora do NAC de Birigui (Núcleo de Artes Cênicas do Sesi), foram selecionados por uma comissão formada por pessoas das unidades do Sesi das três cidades. "Um edital foi lançado no início deste ano. A partir dele, os grupos efetuaram as inscrições e nos enviaram seu material", explica.

Em Birigui, onde o projeto é realizado pela primeira vez, 40 grupos de artistas da região se inscreveram, sendo selecionados 12, dos quais 6 são de artes cênicas (teatro e dança) e 6 de música. "O projeto acontece também em outras regiões do estado, mas o intercâmbio de atrações só acontece em cidades cuja distância foi delimitada pelo edital (num raio de 180 km)", complementa.

O objetivo, de acordo com Patrícia, é ampliar a circulação de projetos regionais. "Por meio da mostra, podemos mostrar e ver o que está sendo produzido na região, o que acontece no interior. Assim, os artistas são colocados em evidência. É uma forma de proporcionar mais espaço aos artistas da região, já que, se enviam um projeto para São Paulo, por exemplo, têm de concorrer com outras centenas de trabalhos", diz.

ATRAÇÕES
Os primeiros espetáculos são apresentados a partir de hoje. A primeira atração é o "Circo de Quintal", premiado espetáculo da companhia penapolense Amado, Amado, às 20h. Na montagem, o palhaço Popó tenta de forma atrapalhada manter o seu "circo de um só palhaço".

Amanhã, às 20h, o contratenor Evandro Oliva, de São José do Rio Preto, apresenta o espetáculo musical "Contratenore - Recital para voz e vídeo", no qual interpreta peças de compositores como Haendel, Mozart, Pergolesi, Gluck e Puccini, em espetáculo multimídia. Oliva se apresenta acompanhado não por músicos, mas por um vídeo, cujo áudio (instrumentos) e imagens foram desenvolvidos por ele para o espetáculo.

No sábado (3), também às 20h, o espetáculo teatral "Rastro atrás", com a rio-pretense Cooperativa Arquetípica de Teatro, narra a história do dramaturgo Vicente, em crise na sua produção teatral, e que vê na sua conturbada relação com o pai o motivo de seus conflitos pessoais.

O estilo "violão e voz" de Alex Fernando fecha o final de semana. No show, em formato acústico, o músico interpreta canções de compositores brasileiros. Patrícia complementa que em julho já aconteceu uma apresentação selecionada por meio do mesmo edital, o show com o cantor Adriano Junior.

ERUDITA
As apresentações seguem até o final de novembro, paralelamente à programação regular do Sesi Birigui (espetáculos teatrais e musicais de São Paulo enviados pela sede). A última atração de setembro será de música erudita, com Eder Pessoa, de Birigui.

Em outubro, o teatro da unidade recebe os espetáculos teatrais "Abin On", de Rio Preto (dia 1º), "Sonhos de Palhaços" (dia 2) e "Histórias de Macaco" (dia 23), de Araçatuba, o show com o músico Humberto Lee (dia 27) e o espetáculo de dança "Alumbramentos" (dia 28), ambos de Rio Preto. A última atração regional do ano é o show "Benditadura", com música e performance, no dia 4 de novembro.


Grupos de Birigui e Araçatuba se apresentam em Rio Preto e Marília

Cinco grupos de Araçatuba e Birigui foram selecionados para apresentar seus espetáculos fora de suas cidades. O Sesi de São José do Rio Preto recebe o Bando Arteiros e o músico Júnior Viana, de Araçatuba, e o músico Ângelo Moreno, de Birigui. O músico Miguel Ferreira, de Birigui, se apresenta em Marília.

O Bando Arteiros se apresenta amanhã (2), às 20h. O espetáculo "Sarau Bando Arteiros" une diversas linguagens, como música, literatura, artes cênicas e visuais. Canções autorais são complementadas por imagens de animação simultânea, performances cênicas e intervenções poéticas.

"Os Hedonistas", grupo teatral de Birigui, apresenta neste fim de semana o espetáculo "Oração", sábado (3), às 20h, e domingo (4), às 19h. Na peça, os personagens Lilbé e Fídio, vivendo à margem da sociedade, permeiam conflitos na busca pela felicidade e confrontos com os valores cristãos.

Em Marília, o show "Guel Acústico", com o violonista e cantor Miguel Ferreira, apresenta sábado (3), às 20h, um repertório variado composto por música brasileira, de músicos como Djavan, Paulinho da Viola, Zé Ramalho, Emílio Santiago e Roberto Carlos.

O violonista e cantor Ângelo Moreno apresenta em Rio Preto, dia 18 de setembro, às 20h, o show "Ao boêmio". No repertório, somente canções que foram interpretada pelo cantor Nelson Gonçalves.
Junior Viana apresenta o show "Minas em cantos" no dia 24 de outubro, às 20h, no Sesi de Rio Preto.

No espetáculo, ele interpreta canções de compositores mineiros, entre eles os que compunham o grupo conhecido como "Clube da Esquina". Durante a apresentação, serão projetadas ao fundo do palco fotografias feitas pelo músico, imagens que também estarão em uma exposição na entrada do teatro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário