terça-feira, 13 de setembro de 2011

‘Genésio de Assis’ realiza encontros com escritores

Grupo de estudantes que quer escrever melhor reuniu-se,
por uma tarde, em livraria do shopping
para conversar sobre a arte da escrita e o jornalismo 

Da Redação

Ler é fazer viagens, conhecer os mundos, cores, costumes, paisagens, é viver a arte, sentir emoções. Questionar e encontrar as respostas, sentir-se no meio de uma multidão, mesmo estando só; é não sentir solidão.

O ato de ler aproxima as pessoas de outras, promove encontros. Daqueles com conversas não muito diferentes daquelas boas de fim de tarde, em que se conta o dia, o que se passa de bom ou ruim. Mas muitos, depois dessas conversas, estão voltando para a casa com uma motivação diferente.


Cerca de 25 estudantes do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e médio da escola estadual Genésio de Assis, de Araçatuba, estão participando de encontros com escritores. Eles fazem parte do projeto “Revelando Talentos”, que abrange ações nas áreas de literatura e escrita, música, dança e artes plásticas.
Todo o trabalho foi planejado a partir de pesquisa realizada este ano na unidade escolar. As iniciativas estão sendo coordenadas pela diretora Darlene Ciciliato Menegassi, pelas coordenadoras Patricia Savoia Orsatti e Larissa Gravata da Costa junto com a professora Claudia Aparecida Amorim Colli e a vice-diretora Ana Paula Cintra.

Com o grupo de literatura e escrita, especificamente, busca-se estimular a vontade dos jovens de ler e escrever, mais e melhor.

VONTADE
Partindo do princípio que os adolescentes aprendem mais em atividades que não são impostas, a escola realizou uma pesquisa com 410 estudantes para saber quais as aptidões e por quais áreas havia mais interesse. "Eles responderam o que queriam e a escola está buscando motivá-los”, afirma Darlene.

No grupo de literatura e escrita, os jovens escolheram realizar encontros com escritores. O primeiro, no dia 11 de agosto, aconteceu em uma livraria da cidade. “Não teria um local melhor para fazer a relação de leitura, literatura e escrita. Estamos formando jovens diferenciados para um mundo melhor por meio da leitura", opina a diretora.

O ENCONTRO
O 1º Encontro com o Escritor contou com a presença dos escritores Hélio Consolaro, secretário municipal da Cultura, José Hamilton Brito e Ana de Almeida dos Santos Zaher, do Grupo Experimental da AAL (Academia Araçatubense de Letras), e Ayne Regina Gonçalves Salviano, coordenadora do Ler para Crescer da Folha da Região.

Na ocasião, os estudantes tiraram dúvidas relacionadas à literatura, escrita, inspiração para a produção de crônicas e textos jornalísticos. Também falaram sobre as dificuldades e os desafios, e como um escritor supera todas essas etapas até conquistar os leitores com suas palavras e imaginação.

JORNALISMO
A jornalista e mestre em Comunicação e Semiótica, Ayne Regina Gonçalves Salviano, esclareceu os jovens sobre o jornalismo diário. Ela já foi editora do caderno Vida, da Folha, e dos projetos especiais, como os suplementos e as revistas da mesma empresa.

Ayne explicou o processo de apuração e seleção de notícias e ainda esclareceu alguns gêneros jornalísticos, como editorial, artigos, notícias e reportagens. Os jovens também quiseram saber sobre a hierarquia nas empresas de comunicação e o que fazem o editor-chefe, a chefia de reportagem, os repórteres e paginadores. A coordenadora do Ler para Crescer também explicou as diferenças entre literatura em veículos de comunicação e jornalismo literário.
Os próximos encontros com escritores acontecerão na escola em datas a serem confirmadas, informou Darlene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário