terça-feira, 6 de setembro de 2011

Escolas utilizam Folha para alfabetizar



Escolas parceiras do Programa Ler para Crescer usam a Folha da Região nos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos. Muitos educadores, especialmente os ligados à Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, já passaram por cursos e oficinas de formação continuada.

A professora Adriana Carla de Palma Boraschi, da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Selma Maria Trevelin de Jesus, é uma dessas profissionais. Orientada pela coordenadora Luciana Sala Riguetti, ela fez um trabalho com crianças da etapa 1 A (de 4 anos) que envolveu a descoberta do jornal, a observação dos cadernos e páginas, a leitura visual dos elementos e a identificação das várias linguagens (veja fotos abaixo).


ATIVIDADES
Com o objetivo de adquirir o hábito da pesquisa, as crianças foram estimuladas a reconhecer letras. Para isso manusearam o jornal, observaram os textos, as letras, os números e as figuras. Começaram com a brincadeira de ligar imagens e letras até identificarem seus próprios nomes. Para isso, cada estudante recebeu uma ficha de identificação para visualizar as letras do seu nome.

Já para treinar a atenção na organização temporal dos fatos, a professora usou as tirinhas publicadas no jornal. Os alunos recortaram os quadros, fizeram as suas colagens e depois contaram a história oralmente, respeitando a ordem dos acontecimentos.

RECICLAGEM
Na Emeb “Profª. Ibis Pereira Paiva”, a professora Maria Helena Mendes de Mendonça trabalhou junto com a coordenadora Adriana Schiavo Zambon desenvolvendo atividades de leitura, informação e artes com as crianças de dois e três anos.

Depois de escolher o tema “plantas”, a educadora apresentou o jornal às crianças, explicou sobre este meio de comunicação, reforçou que ele é importante para oferecer conhecimento - e para isso leu algumas notas - e terminou abordando a reciclagem.

Nesse item, ela fez uma árvore de jornal com os alunos para finalizar a aula.
As atividades com jornais planejadas e realizadas pelos professores podem ser compartilhadas no blog lerparacrescer.folhadaregiao.com.br, que é atualizado periodicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário