segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Alunos discutem sobre segurança nas ruas

 Por Jornal e Educação


Com o Dia Nacional do Trânsito (25/09) se aproximando, muitos educadores estão aproveitando as aulas com o jornal para conscientizar os alunos sobre a segurança nas ruas. Na Escola Municipal Catarina Miró, em Ponta Grossa (PR), as professoras Sandra Mara Schechtel e Maria Joaquina Domingues utilizaram notícias publicadas no Jornal da Manhã para iniciar um trabalho de conscientização com os alunos do 5º Ano A e B, do Ensino Fundamental. “O tema ‘Segurança no Trânsito’ faz parte dos conteúdos trabalhados na escola, mas, além disso, os alunos também acompanham o assunto através do jornal que recebem semanalmente e em outros meios de comunicação, e têm demonstrado grande interesse devido ao fato de no último trimestre colegas de turma terem perdido pais e parentes em acidentes trágicos”, explicam as educadoras.


Motivadas pelo interesse dos jovens, as professoras conseguiram trabalhar valores importantes para a convivência social, como responsabilidade, paciência e tolerância. Os estudantes também aprenderam a reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito, e puderam colocar em prática tudo o que aprenderam em histórias em quadrinhos. Após o trabalho, eles trocaram ideias sobre mudanças necessárias no trânsito local, pois percebem o aumento significativo dos meios de transportes na cidade e demonstraram curiosidade e interesse por soluções.

Muitos questionamentos surgiram durante os debates. Um deles foi a respeito da sinalização nas vias. “Os alunos entendem que a educação no trânsito é importante, mas o espaço também precisa ser melhor organizado. Mesmo sendo ainda crianças, eles percebem a dificuldade que seus pais encontram ao estacionar na região central, observam as ruas que ainda precisam de melhor sinalização,como as ruas estreitas na quais os carros estacionam dos dois lados, prejudicando a visibilidade de motoristas e pedestres, além de imprudência, intolerância e desrespeito, destacando assim os valores essenciais a todos os seres humanos”, esclarecem as professoras.

Fonte: http://programajornaleeducacao.blogspot.com/2011/08/alunos-discutem-sobre-seguranca-nas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário