sexta-feira, 9 de setembro de 2011

64º Fórum do Comitê da Alta Noroeste Paulista para Cultura de Paz


QUEBRANDO PADRÕES DE COMPORTAMENTO - PENSANDO GLOBALMENTE AGINDO LOCALMENTE - SUSTENTABILIDADE X CONSUMO

O objetivo deste encontro é formar consumidores conscientes, para que pensem mais no coletivo do que no individual, consumindo produtos e serviços que não degradem o meio ambiente. Consumidores sensibilizados com as condições reais de nosso planeta e que possam construir um modelo de como se deve consumir de forma sustentável.

O desafio é que todos pensem seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo,  uma tarefa de todos, governos e cidadãos. O meio ambiente não é uma fonte inesgotável de recursos, nem assegura o crescimento econômico permanente. A produção industrial descontrolada ameaça a vida no Planeta. Já podemos perceber os sinais de esgotamento: contaminação dos recursos hídricos, desertificação, destruição da camada de ozônio, aquecimento global, desaparecimento de florestas e de espécies animais, escassez e falta de água potável.


A sustentabilidade está intimamente ligada a uma visão de mundo holística e uma percepção universal ampla da chamada realidade, do forte vínculo com um propósito e da responsabilidade com a grande Mãe Terra.

Atualmente, qualquer ação humana causa um impacto, podendo ser ele positivo ou negativo. No intuito de minimizar os negativos surge o consumo consciente. Na escolha dos diversos produtos que consumimos, podemos fazer a diferença. Pessoas conscientes e coerentes com seu compromisso sócio-ambiental são a chave para consolidar as iniciativas ecológicas. Para diminuir a degradação da natureza é preciso avaliar nosso comportamento como consumidores. Não consumir bens e serviços que degradem a natureza.

Preocupar-se com o equilíbrio ambiental e com a justiça social. Como está escrito na célebre e incontestável Carta da Terra “Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.”

Lenice Freitas – Agente Sócio-Ambiental, Agente de Desenvolvimento Local – Gestora Ambiental da ONG Poluição Zero.

IMPORTANTE: APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) NA PORTARIA

ENTRADA FRANCA
13 de setembro de 2011
3ª feira – 19h
Local: Sede da Folha da Região
Rua Joaquim Fernandes – 445 - Araçatuba - SP
Informações: Interação - 3622.7053 e.mail: espacointeracao@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário