terça-feira, 30 de agosto de 2011

‘Tô’ Coamacaca?


Por Cecília Ferreira

Já enxergou tudo velho, tão antigo que as dores universais pareçam madeira apodrecida e carunchada?
Acordei desgostosa de mundo, quase inoperante. Não de físico, que este fez o que tinha que fazer, mas de alma...

Na terra nada muda: corrupção, assassinatos, pedofilias, espancamentos, colarinhos de Alvorada e suas almas descoloridas.
Chi... Melhor olhar pra cima!
Tão alto?

Então tá: o maior prédio do mundo vai ter pra lá de quilômetro.
De quem é? Da família Bin Laden, uai. Ô gente boa!
Edifícios crescem. Homens não?

Estações se sucedem e fruta verde amadurece. Homens não?
Assunto ruim... Que tal música?: Amy Winehouse não morreu de overdose de drogas proibidas! Ainda bem! Parece que morreu das permitidas mesmo (?).

Falemos de evolução: o cérebro masculino é 10% maior. Notícia antiga. Nunca achei grande coisa. Afinal, o mamífero macho, modo geral, é maior que a fêmea escolhida. Que bom que o cérebro acompanha o todo, né? Pena que o mais desenvolvido neles seja a habilidade matemática... Já nas mulheres a área mais volumosa é a das reações emocionais. Socorro! Tá explicada a TPM!
Sabia que homens adquirem TPM? Verdade! Só não é mensal.

A Tensão Pós-Matrimonial surge quando o jovem macho, após ritual de união, descobre que jogar futebol pode não ser pra sempre, que o controle da tv gosta das mãos femininas e que a noiva não é a mamãe faz tudo e sem direitos que ele imaginou.
TPM varonil é sinal dos tempos e remonta aos primórdios das piadas sobre os másculos parceiros.
Há 50 anos havia piada de português, russo, taxista, borracheiro, Ricardão... Mas, de marido?, tipo: "

"Quando um homem tem planos para o futuro? Quando compra duas caixas de cerveja" Ou: "Quando um marido faz exercício abdominal? Só se o controle da tv estiver entre os dedos dos pés", nunca!
Na telinha, foi dito: o cérebro feminino processa a fala em dois hemisférios ao mesmo tempo, o homem só no esquerdo. Significa que enquanto tomamos fôlego para mais uma descarga eles mal armam a frase que nos calaria. 'Tô' com eles, desesperador! Vá se saber se não é por isso que preferem a companhia de homens.

A neurociência garante: tais capacidades desenvolveram-se quando o macho caçava e a fêmea coletava (quer dizer: sempre fomos vegetarianos e carnívoros - os partidários da alimentação exclusivamente vegetal que se entendam com o Criador, 'tô' só constatando). Enfim: concluiu-se que ambos são levados a desempenhar funções cognitivas diferentes para resultado idêntico.

Aliás, falando em Criador, o responsável por tudo que é celular (e não cito aqui o seu telefone) pensou tudo muito bem. Na cadeia alimentar cada um devora cada qual na tentativa de subsistência. Sim, nos parece um horror, mas é o que mantém (ou mantinha) o mundo equilibrado.

E, grande descoberta! Na última semana conhecida revista destacou "Ardi", uma fêmea fóssil. Estudiosos afirmam que ela deu origem ao ser humano como aos símios.

Meninos e meninas, 2011 anos depois de Cristo, creiam, já não devem seus cérebros intensamente desenvolvidos e dedões opositores aos macacos! Finalmente descobriram aquilo que muitos sempre souberam: Darwin estava errado!

Significa que acordei sofrendo à toa? Ufa! Já tenho o que comemorar, posso dizer que venho de um hominídeo sem ser chamada de ignorante.

Nem 'tô' coa macaca!

Tragam línguas de sogra, chocalhos, fogos, espelhinhos e balangandãs: ninguém mais é filho de gorila. Melhorou... Agora você é tão-somente irmão de chimpanzé!

Pelo menos até que nossos matemáticos e emocionais cérebros descubram algo novo e se cubram, quem sabe, com a plena razão.
Será que vivo pra ver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário