quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Rotary de Birigui faz palestra sobre jovem intercambiário

Da Redação

Conhecer um novo país, sua língua, costumes e cultura. Este é o desejo de muitas pessoas e pode ser realizado por meio do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Clube de Birigui. A associação realizou na noite de ontem encontro que contou com a presença de todos os integrantes no restaurante Vó Mafalda, no Centro de Birigui.

Durante o evento, a intercambiária e estudante Laís Mastelaro, de 18 anos, ministrou uma palestra sobre o período de um ano que passou na Alemanha e a experiência adquirida para os outros jovens que ainda esperam por uma oportunidade. A estudante saiu do Brasil em agosto do ano passado e foi acolhida por famílias alemãs, passando três meses em casas diferentes e retornando ao Brasil em julho. Enquanto Laís foi para a Alemanha, outra jovem indiana veio para o Brasil.


Segundo o integrante da comissão de administração do clube, Vinicius Andreotti, o Programa recebe uma vaga por ano que é disponibilizada para o candidato que estiver preparado e apresentar o melhor rendimento. Este será escolhido para realizar a viagem que funciona como uma troca entre estudantes de países diferentes, na qual eles podem escolher até três opções dos lugares que queiram conhecer. O jovem passará por uma avaliação que analisará os conhecimentos gerais sobre o país em que ele mora e aquele que irá passar os 12 meses.

Um dos requisitos básicos é que o candidato tenha idade entre 16 a 17 anos e noções mínimas da língua inglesa e espanhola, necessárias para que ele possa se comunicar no país. Andreotti contou ainda, que além da família estrangeira que é responsável pela alimentação, educação e moradia, os jovens recebem assessoria e uma ajuda de custo durante o período que permanecem fora de casa, ficando responsáveis apenas pela pelas passagens de ida e volta.

Para participar do Programa de Intercâmbio é necessário que o interessado procure um dos Clubes do Rotary na região. Os encontros em Birigui são realizados às quartas-feiras na rua Saudades, 764, Centro, a partir das 20h. Mais informações pelo telefone (18) 3642-3669.

Nenhum comentário:

Postar um comentário