terça-feira, 9 de agosto de 2011

Passo importante

Por Ayne Salviano

A parceria do Ler para Crescer com a Diretoria de Ensino - Região de Araçatuba para o curso de formação continuada aos professores estaduais é um desejo compartilhado há meses pela educadora Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros e por mim. Amanhã, este projeto começa a se tornar realidade. Estamos muito felizes por oferecer mais uma opção de trabalho àqueles que querem incentivar a leitura e a cidadania a partir da popularização do jornal impresso nas salas de aula.

SUPRESA BOA
Esperamos que desse compartilhamento de experiências possa aumentar o número de leitores-mirins desejosos de ‘dar voz’ a suas ideias nos veículos de comunicação, como a pequena Eduarda, de 7 anos, aluna de uma escola particular da cidade, que enviou seu desenho para a Folha com o objetivo de se manifestar sobre um assunto relevante em Araçatuba: o asfalto, ou a falta dele.

Eduarda raciocinou corretamente, se a presidente Dilma Roussef, aquela em quem a maioria dos brasileiros depositou sua confiança para resolver os problemas do país, pode acabar com as dificuldades brasileiras, por que não o caso de Araçatuba?

LER E GANHAR
A verdade é que ao dar voz para todos, os processos educomunicativos transformam uma sociedade para melhor. E as melhores ferramentas neste trajeto são a leitura e a escrita. Por este motivo, apresentamos algumas oportunidades onde professores e estudantes podem dar asas às suas imaginações e opiniões, e ainda podem ganhar reconhecimento e prêmios.

SACI
O Sesc (Serviço Social do Comércio) e a Folha estão com inscrições abertas, até o dia 09 de setembro, para o concurso “Coisas de Saci”. Vinte textos - contos ou poemas - serão escolhidos e publicados em um caderno especial. O regulamento está no portal:  www.folhadaregiao.com.br.

CARTÃO POSTAL
E como as vezes uma imagem vale mais do que mil palavras, é bom prestar atenção no concurso de fotografias que vai escolher as 30 mais bonitas imagens de Araçatuba.

Promovido pelas secretarias de Cultura e Turismo e por uma livraria da cidade, as inscrições estarão abertas até o dia 29 deste mês. Podem participar todos os moradores da cidade. As 30 imagens selecionadas farão parte de uma exposição fotográfica itinerante, a “Olhares de Araçatuba". Mais informações: (18) 3636-1270 e (18) 3625-8636.

VÍDEOS LIVRES
E quer uma dica legal para animar a leitura da criançada? O Instituto Canal do Livro disponibiliza, gratuitamente, 18 vídeos baseados em obras da literatura infantil contemporânea. São os LivroClips, pequenos trailers para estimular a leitura em casa e na sala de aula.

Há obras que tratam desde o tema da inclusão de deficientes físicos e mentais na escola (Novato e Matilde) até o tratamento inicial de conceitos matemáticos (Como o mundo acorda?). Para ter acesso, basta acessar: www.youtube.com/livroclip.

ENCONTRO
Entre os dias 17 e 20 de agosto, estarei em Salvador para compartilhar com outros 25 coordenadores de programas Jornal e Educação ligados à ANJ - Associação Nacional de Jornais, as experiências vividas no último ano (2010-211), período da reformulação do projeto “Folha da Região na Sala de Aula” em Ler para Crescer. O “Folha da Região na Sala de Aula” nasceu em 1994 e por 15 anos foi coordenado, com sucesso, pela professora Lúcia Maria Milani Piantino. Tinha caráter pedagógico, com concursos de textos disputadíssimos.

Em 2010, o trabalho expandiu e assumiu os direcionamentos da educomunicação. É sobre esta mudança e os novos rumos do Ler para Crescer que falarei na Bahia. Pela primeira vez, o programa será apresentado oficialmente aos educomunicadores da ANJ, que já conhecem e acompanham o trabalho pela internet, especialmente por meio das ferramentas web 2.0 como o blog lerparacrescer.folhadaregiao.com, página do Facebook e espaço no Twitter. Serão 20 minutos de exposição sobre nossos objetivos e conquistas, mas especialmente com um breve relatório de atividades das escolas participantes, parceiras muito especiais.

Um comentário:

  1. Oi amigos. Gostaria convidar a todos do Ler para crescer a se juntar à gente da UNESP para a organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, que pela primeira vez terá atividades aqui em Araçatuba. Hoje tivemos uma reunião lá na FOA com a participação dos colegas das secretarias municipal e estadual de ensino. A UNESP, como universidade pública, está tentando fazer sua parte, mas sem a ajuda e participação da rede de ensino local a coisa não faz muito sentido.
    Temos outra reunião na terça 16/08, 8:00, lá na FOA (sala 3) e seria legal contar com vossa presença.
    Abraço, parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir