terça-feira, 9 de agosto de 2011

Parceria quer especializar professores estaduais

Por Ariadne Bognar

Começam amanhã, dia 10, com uma visita monitorada às dependências da Folha da Região às 14h30, os encontros para formação continuada de professores ligados à DER - Diretoria de Ensino - Região de Araçatuba sobre a importância do uso do jornal na sala de aula.

É a primeira parceria da Diretoria de Ensino com o Ler para Crescer, programa educomunicativo implantado pela Folha no início deste ano após 16 anos de experiências bem sucedidas com o projeto “Folha da Região na Sala de Aula”.

A educadora Edilene Bachega Rodrigues de Viveiros, coordenadora de oficina pedagógica do ensino médio na DER e responsável pela organização do grupo que inicia as aulas hoje, está entusiasmada.

“Antes, a escola trabalhava com poucos gêneros textuais, apenas narração e dissertação. Agora podemos explorar o campo do texto e da leitura com reportagens, notícias, histórias em quadrinhos, enfim histórias que comovem e aproximam realidades. As aulas são mais interativas, aumentam a participação do aluno, promovem debates, melhoram a oralidade”, afirma Edilene Viveiros.


IDEOLOGIA
O educador Paulo Freire ensinou certa vez: “Ai daqueles e daquelas que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, ai daqueles que, em lugar desta viagem constante ao amanhã, se atrelarem a um passado de rotina”.

Ele resume a necessidade de energia no processo educativo. Algumas vezes, por diversos fatores, essa força desaparece ou tem pouca intensidade, especialmente quando os professores e alunos são levados a repetir práticas de ensino-aprendizagem habituais, sem muito espaço para a participação ou a criatividade. No entanto, há métodos pedagógicos bastante acessíveis, que dinamizam o processo e estimulam o empenho criativo de seus integrantes, como as oficinas pedagógicas para professores ensinam.

Por isso, para Edilene, os encontros com a capacitadora do Ler para Crescer, a jornalista Ayne Regina Gonçalves Salviano, também serão espaços de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade, de confrontação e troca de experiências. “Vamos pensar juntos, atividades voltadas para o desenvolvimento da competência da leitura, especialmente dos gêneros que encontramos em textos jornalísticos”, declara.

Para a coordenadora da DER, o conhecimento propiciado pelas oficinas faz a ligação do conteúdo pedagógico com o que há de mais atual proporcionando, para o aluno, um material 'vivo'. E o jornal é um desses grandes recursos.

PÚBLICO-ALVO
Ao todo são 31 escolas ligadas à DER-Araçatuba, com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio. Em Araçatuba são 22 escolas, Guararapes tem três, Valparaíso, 2; Santo Antônio do Aracanguá também têm duas, Bento de Abreu e Rubiácea possuem uma unidade cada uma. As inscrições foram abertas em todas elas. O grupo que inicia as aulas amanhã é composto por 30 professores.

OBJETIVOS
A formação continuada para os educadores faz parte do projeto pedagógico da Secretaria de Estado de Educação. É considerada primordial para melhoria de ensino na rede. "Educação exige atualização, pesquisa, aprofundamento, dedicação dos educadores", afirma Edilene. Além de cursos em diversas áreas, os professores têm orientações técnicas por disciplina nas HTPCs (Hora da Trabalho Pedagógico Coletivo) quando todos fazem estudos em grupo com troca de experiências e reflexão dos avanços e dificuldades dos alunos e equipe escolar. O mesmo vai acontecer com o tema “o jornal na sala de aula”.

A partir das aulas com o Ler para Crescer, a intenção é que mais alunos tenham acesso ao jornal, com atividades complementares ao currículo, melhorando a qualidade do ensino e a motivação, tanto para os professores quanto para os alunos.

Edilene destaca que os educadores estão em constante aprendizagem e é necessário ter estratégias diferentes para atender as mais diversas necessidades apresentadas pelos alunos.
Este curso acontece de agosto a outubro, todas as quartas-feiras, com encontros com duração de duas horas. Ao final, os participantes receberão certificados.

Inscrições abertas para oficinas de como fazer jornal e blogs
Além do curso de iniciação básica de como trabalhar com jornais em sala de aula promovido em parceria com a DER - Diretoria de Ensino - Região de Araçatuba, estão previstas mais duas oficinas: “Como fazer um jornal em sala de aula” e “Edublogs, sua escola na internet”.
As duas oficinas são gratuitas. As inscrições estão abertas. São 20 vagas para educadores e estudantes de licenciaturas. Os interessados devem fazer as inscrições pelo e-mail lerparacrescer@folhadaregiao.com.br.


JORNAL NA SALA
A oficina “Como fazer um jornal em sala de aula” acontecerá às terças-feiras das 9h às 11h nos dias 23 e 30 de agosto e 13 e 20 de setembro, na Folha da Região.

Nela, os professores saberão o porquê esta estratégia auxilia no conhecimento e receberão informações sobre como organizar os grupos, dividir os trabalhos e, principalmente, como construir pautas, notas, notícias, reportagens e colunas.

NA INTERNET
A oficina “Edublogs, sua escola na internet” acontecerá nos dias 05, 11 e 18 de outubro das 9h às 11h. O local está sendo definido, pois o Ler para Crescer precisa de um laboratório de informática e está a procura de uma escola-parceira.
As duas oficinas terão certificados. Podem participar educadores do ensino fundamental ao superior da rede pública e particular. A ordem de preenchimento das vagas é por inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário