sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Os Smurfs chegam às telonas

Por Talita Rustichelli

Eles não são super-heróis e seu tema musical é composto basicamente de um “lalalalalalá” bem conhecido. Com os tamanhos de três maçãs empilhadas, as criaturas azuis que vivem em uma vila na floresta tomam agora as telas dos cinemas, em 3D. "Os Smurfs - O filme" estreia em Araçatuba hoje, despertando o saudosismo da geração das pessoas que eram crianças na década de 80 e acompanhavam os "pequenos" em desenho animado na TV aberta, diariamente.



A jornalista Bruna Antônia Cardoso, 28 anos, afirma que será interessante poder rever os "bichinhos azuis" que fizeram parte dos programas televisivos de sua infância. "Sou nostálgica, então acho muito bacana poder ver essa nova versão, que acompanha as novas tecnologias. Além disso, as crianças precisam conhecer esse tipo de desenho, que não estimula a violência, mas sim a criatividade", afirma.

Para ela, a principal característica dos personagens é conseguir vencer o vilão Gargamel sem ter superpoderes. "Eles eram pequenos e conseguiam derrotar um inimigo que tinha o tamanho de uma pessoa normal, apenas usando criatividade e 'unindo esforços'. Isso, de certa forma, pode mostrar à criança que ela pode vencer obstáculos sozinha, por ela mesma, sem poderes especiais", diz.

TECNOLOGIA
A jornalista afirma ainda que essas novas versões em 3D conciliam tecnologia e nostalgia. "Assim, o filme vai reunir um público composto por adultos e crianças. Só espero que seja fiel à história e mantenha os personagens originais", completa.

Na adaptação, que mistura atores reais a personagens de computador, os Smurfs são perseguidos pelo vilão Gargamel, que descobre onde eles moram, e acabam atravessando um portal mágico que os leva ao mundo dos humanos, no meio do Central Park, em Nova York. A história se passa em torno de sua luta para encontrar o caminho de volta para a vila. A direção do longa é de Raja Gosnell, o mesmo de "Scooby-Do", e o roteiro, de J. David Stem e David N. Weiss, responsáveis por "Shrek 2".

No trailer oficial, um grupo de Smurfs invade a residência de um casal (interpretado pelos atores Neil Patrick Harris e Jayma Mays), que se assusta ao perceber a presença das criaturas nada convencionais, mas logo se rende ao seu "carisma". A aventura tem direito a Smurfete imitando Marilyn Monroe, Smurfs sobrevoando Nova York e andando de metrô.

GERAÇÕES
A educadora musical Juliana Romão, 28, é a favor da inclusão da tecnologia 3D, e vai levar seu filho João Pedro Romão Queiroz, 8, para assistir ao filme. "Conforme os tempos mudam, vão surgindo novas tecnologias, e a adaptação é um dos pontos que chama a atenção das novas gerações", diz. Segundo ela, ambos viram o trailer e foi o filho que pediu para que a mãe o levasse para assistir os novos Smurfs.
Juliana também acompanhava o desenho na TV quando criança e diz que, ao explicar ao filho sobre os antigos Smurfs e outras animações que foram exibidas nos anos 80 no Brasil, o menino demonstrou interesse em conhecer estes outros desenhos.


No Brasil, série de desenhos animados foi exibida pela Globo na década de 1980
Os Smurfs foram criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford e apareceram pela primeira vez na década de 50, em uma história de autoria de Johan et Pirlouit, publicada na revista de histórias em quadrinhos belga Spirou. No Brasil, ficaram conhecidos por uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions, transmitida pela Rede Globo na década de 1980.

No desenho animado, cada Smurf possui um atributo, exerce uma profissão e tem um tipo de personalidade diferente. São liderados pelo Papai Smurf, que utiliza um barrete vermelho, ao invés do barrete branco usado pelos outros moradores da pequena aldeia. As únicas personagens femininas são a Smurfete e a menina Sassete.
Outros personagens marcantes são Gênio, o "sabe-tudo", o Ranzinza, mal-humorado e pessimista (que sempre diz "Eu odeio..."), o Joca, que prega peças em todos, o Vaidoso, que adora se admirar no espelho, entre outros.

GARGAMEL
As pequenas criaturas são perseguidas pelo feiticeiro Gargamel, e pelo seu gato, Cruel. O vilão desejava capturá-los inicialmente para fazer deles sua refeição, mas depois descobre uma fórmula para obter ouro, cujo ingrediente são Smurfs. Mas os pequenos sempre escapam, utilizando-se da característica de cada um para despistar Gargamel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário