segunda-feira, 15 de agosto de 2011

I Fórum Paranaense de Educomunicação

Por Agência USP

Estão abertas as inscrições para o I Fórum Paranaense de Educomunicação, promovido pela Ciranda (Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência) e pelo Ponto de Cultura Educamídia.
O Fórum é voltado a educomunicadores, professores e pedagogos, educadores de entidades sociais, acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia, além de adolescentes e jovens interessados na produção de mídia. O objetivo é ampliar o conhecimento prático e teórico sobre a educomunicação no Paraná e possibilitar a troca de experiências e pesquisas na área. A ação tem o apoio da Universidade Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Cultura Viva, e é apoiado com recursos da Fundação Araucária.

O evento acontece nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba-PR. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de setembro.

O primeiro dia do evento (15) conta com mesas-redondas em que serão discutidos aspectos teórico-conceituais sobre a metodologia e sua aplicação na educação, na comunicação e em ações de mobilização social. Para tanto, o Fórum terá a presença do coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, Ismar de Oliveira Soares e do secretário executivo da Rede de Experiências em Educação, Comunicação e Participação (Rede CEP), Alexandre Sayad, entre outros profissionais.

Para trabalhar a metodologia na prática e descobrir como utilizá-la nos espaços em que os participantes atuam, serão ministradas 10 diferentes oficinas. As temáticas se relacionam com a garantia dos direitos humanos, principalmente de crianças e jovens, como é o caso, por exemplo, das oficinas que abordarão a cultura de paz e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. O uso das tecnologias para a produção acessível de materiais de comunicação também será conteúdo de oficinas, como a de vídeo de bolso e a sobre o uso da fotografia em sala de aula. A intenção é que professores e educadores encontrem na educomunicação um modo interativo de tratarem os mais variados assuntos, estimulando os educandos a se expressar de forma crítica e autônoma.

A apresentação de trabalhos acadêmicos acontece no dia 16. Podem ser inscritos artigos científicos, ensaios, projetos e relatos de experiência que estejam relacionados ao campo da educomunicação. O trabalho completo deve ter entre 8 e 12 páginas, e ser enviado até o dia 2 de setembro. Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 6 de setembro. 
Conheça a programação completa do evento aqui.
 
Fonte: http://forumeducom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário