quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estudantes da rede estadual participam de visitas culturais

Por Neila Storti

Aproximadamente 1.200 estudantes da rede estadual de ensino de Penápolis participarão do projeto "Lugares de Aprender: A escola sai da Escola", da Secretaria de Estado da Educação, que teve início neste mês. Dentro do projeto, os alunos vão visitar o Centro de Educação Ambiental e o Museu Histórico Pedagógico, ambos em Penápolis, pontos que fazem parte do programa estadual que possui um total de 31 localidades. A iniciativa faz parte do programa "Cultura é Currículo" e leva estudantes para passeios a museus, centros, parques e institutos de arte e cultura.

Em todo o Estado, o "Lugares de Aprender" vai levar 81.720 estudantes para 2.043 visitas a 130 instituições culturais. Participarão do projeto 1.366 escolas e 4.086 professores das 63 diretorias de ensino. A iniciativa oferece em sua programação 16 novos destinos localizados na capital, interior e litoral, como o Museu Oceanográfico da USP, na capital, ao longo deste semestre.


No último dia 16, o programa "Escola em Cena", que também faz parte do programa "Cultura é Currículo", da Secretaria de Estado da Educação, começou a levar os estudantes da rede estadual de ensino de Araçatuba a roteiros culturais no Sesc Birigui. Aproximadamente 400 estudantes da região participam, sendo 200 estudantes da região de Araçatuba e 200, de Birigui, neste mês.
A iniciativa promove o acesso dos alunos a espetáculos culturais, além de orientar os professores para que essas atividades sejam articuladas ao desenvolvimento do currículo do estudante. No Estado, 20.840 estudantes de 362 escolas assistirão a 521 produções de teatro e dança, em 23 unidades do Sesc em diferentes cidades.

PROGRAMA
Implantado em 2008, o "Cultura é Currículo" tem como objetivo democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três projetos: "Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola", com visitas a instituições culturais; "Escola em Cena", que leva alunos a apresentações de teatro e dança; e "O Cinema Vai à Escola", com exibições de filmes dentro das unidades escolares.

Voltado a estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual, o programa promove o acesso de alunos e professores a locais que destacam a cultura como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo.
Os alunos terão acesso gratuito a espetáculos de teatro e dança, além de visitas monitoradas a instituições culturais.  A secretaria fornece transporte e lanche nas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário