segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Em sua 3ª edição, concurso seleciona estórias de Saci

 Da Redação

Negrinho perneta e endiabrado, reconhecido por sua uma carapuça vermelha e pelo pito que fuma constantemente, Saci é a figura lendária mais conhecida do folclore brasileiro. A razão disso talvez seja o fato de seu mito representar a cultura brasileira, devido a sua essência triangular - o personagem é originário da oralidade indígena, e empresta características de povos africanos e europeus. É provável também que seu caráter travesso o torne mais próximo das crianças e o insira no imaginário popular, que atribui a ele o sumiço de pertences pessoais, nós em crinas de cavalos e refeições queimadas.

O saci é a figura-chave do concurso de estórias "Coisas de Saci", lançado pela parceira entre o Sesc (Serviço Social do Comércio) e a Folha da Região.


Com um período de inscrições que se inicia nesta segunda-feira e se estende até o dia 09 de setembro, a atividade irá selecionar 20 contos para serem publicados em um caderno especial do jornal, previsto para circular no dia 30 de outubro, véspera do Dia do Saci.

De acordo com Graziela Nunes, animadora cultural do Sesc, o projeto, que está em sua 3ª edição, tem como inspiração a pesquisa realizada Monteiro Lobato, no início do século passado. Na época em que escrevia para um jornal da capital, o autor propôs aos leitores que enviassem versões sobre a lenda do Saci. O material reunido teve como produto o primeiro livro do escritor "Saci-Pererê: Resultado de Um Inquérito". "Essa sondagem dinâmica ajudou a construir a figura do Saci e nos inspirou a iniciar o projeto em 2009. Assim como Lobato, temos o propósito de valorizar a cultura brasileira e retomar a tradição de transferir estórias da oralidade para a escrita", afirma.

INSCRIÇÕES
"Coisas de Saci" irá premiar contos ou poemas inéditos que tenham o personagem folclórico como protagonista. O participante poderá integrar duas categorias: livre (aberta a pessoas de todas as faixas-etárias e nacionalidades, residentes nos 55 municípios da região) e escolar (voltada para estudantes).

Os textos e as fichas de inscrição devem ser enviadas pelo participante da categoria livre para o Polo Avançado do Sesc, em Araçatuba, na rua José Bonifácio, 39, Centro, CEP 16010-380. No caso da categoria escolar, a escola é responsável pelo envio, que deve ser endereçado para o mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário