segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carnavalesco reúne acervo de fantasias e fotos em memorial


Por Talita Rustichelli

A ideia nasceu de um tema nem um pouco ligado ao carnaval. A partir da informação sobre a existência de um Memorial da Água, em Piracicaba, o carnavalesco Rosvel Menezes teve uma ideia: por que não montar um Memorial do Carnaval em Araçatuba?

Memorial do Carnaval "Alexandre Filié", que ficará instalado na escola de samba Virada do Sol (bairro São José), está sendo finalizado e, segundo Menezes, a inauguração deve acontecer até o final de setembro.
O carnavalesco e diretor da escola afirma que farão parte do acervo cerca de 300 fotos dos carnavais araçatubenses das décadas de 1950 a 1990, e que pretende reunir réplicas de estandartes de antigos conjuntos, blocos, cordões e escolas de samba, e fantasias utilizadas por personalidades da cidade em desfiles e carnavais de salão.


"No caso das fantasias, por exemplo, é um tanto difícil reunir. Muita gente joga fora. Mas faço um apelo àqueles que ainda têm algumas coisas guardadas, para que façam doações. Queremos preservar a memória do carnaval da cidade", afirma.

Entre os itens do acervo, segundo Menezes, também há filmagens dos carnavais de salão e rua do município, que datam a partir de 1986. Ele conta que possuía um arquivo de fitas de VHS, que foram digitalizadas.

"As pessoas poderão ouvir os discos e assistir aos DVDs no próprio local. Estarão disponíveis aos visitantes também livros e revistas sobre o carnaval e o samba, além de discos de vinil com sambas enredo das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro", complementa.

RESGATE
Outro objetivo, de acordo com Menezes, é resgatar a história do folião Alexandre Filié, que atuou durante muitos anos no carnaval da cidade. "O Filié, que dá nome ao memorial, trabalhou voluntariamente pelo nosso carnaval durante 30 anos.

Ele intercedia pelas escolas de samba junto à prefeitura. Além disso, por muitos anos foi eleito o melhor folião no carnaval do Araçatuba Clube. Por isso, decidimos prestar esta homenagem, mas ainda estamos à procura de objetos relacionados a ele", diz.

Pessoas interessadas em fazer doações de materiais referentes ao carnaval da cidade de Araçatuba ao memorial podem entrar em contato com Rosvel Menezes pelo telefone (18) 9724-3599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário