quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Blogueiros com muito orgulho

Por Emmanuela Zambom

Você já ouviu falar em blog? Ele é usado, no meio virtual, para transmitir pensamentos, ideias e fatos das pessoas. São mais informais que o site. Mas sabia que ele não é feito somente pelos adultos? Muitas crianças também gostam de blogar os seus assuntos preferidos.

No mundo, uma blogueira que faz o maior sucesso é a americana Tavi Gevinson. Ela, que hoje tem 15 anos, criou o seu blog sobre moda quando tinha apenas 11. Tavi é um exemplo de que a internet pode ser explorada de uma forma positiva e bastante legal pelas crianças. O estudante Pedro Viana Mouro, 13 anos, de Araçatuba, também sabe aproveitar as coisas boas proporcionadas pelos diários virtuais.

O araçatubense criou o blog (pedromouro.blogspot.com) em 2008, com 10 anos, e daí para frente não parou mais de mexer nele. “Eu fiz esse blog porque gosto de escrever, queria passar para as pessoas as minhas histórias e também mensagens de reflexão. Gosto de escrever e de internet. O blog juntou os dois”, explica Pedro. No começo, o pai dele ensinava o funcionamento da internet, mas Pedro conta que, aos poucos, foi se aprimorando no assunto e hoje é trabalha mais facilmente o blog.

As histórias da turma que ele coloca na página são bem divertidas e criativas. Essa turma em questão é composta por Juju, Pepeu, Bia e Sujão, personagens que também participaram do gibi “Turma PE 2008”, que o menino mesmo escreveu e ilustrou sobre a história de Araçatuba. Por conta dos estudos e de outras tarefas importantes do dia a dia, Pedro atualiza o blog somente aos sábados. 

ATRATIVOS
Para deixar a página mais legal, o estudante criou quatro quadros diferentes. O primeiro é o “Click Gospel”, onde ele transcreve e comenta passagens da Bíblia. O “Histórias da Turma” é um espaço reservado para ele soltar a imaginação e criar vários contos. Têm também o “Virtual Brothers” e o “Dia de Lazer”. “Pedro gosta muito de ler e escrever, e o blog é uma ferramenta fantástica para divulgar o livro dele”, conta a mãe do garoto, Vilma Viana Mouro, 43 anos.

O blog não é apenas algo que ele faz para diversão. Pedro diz que aprende muito com a página e obtém várias experiências e vantagens. Um feito que marcou a história dele com o blog foi a entrevista que fez com o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza. Graças ao blog, ele entrou em contato com o escritor famoso e logo conseguiu enviar algumas questões para ele. Pedro pretende fazer mais sessões de bate-papo com outros artistas ou cantores, como Ana Paula Valadão.

No entanto, a liberdade do garoto na internet é acompanhada de perto pelos pais, que confiam nele, mas sempre orientam e monitoram o filho. “Ele mexe sozinho, pesquisa, lê tutoriais na internet sobre blogs. Ele até ensina os amigos”, complementa o pai Júlio Cesar Mouro, 44 anos.

JOGOS
Ana Carolina Guimarães Santana, 11 anos, de Araçatuba, depois que criou o seu blog, no começo deste ano, diz que não pretende parar tão cedo. Segundo a estudante, ela decidiu começar sua página pessoal na internet por conta de uma amiga, que tinha um blog e falava que todos poderiam acessar o seu conteúdo. “Fui vendo como era, aprendendo”, diz.

Hoje, Ana Carolina usa o seu blog (anazinha.vilablog.com) para falar de sites de jogos virtuais. “Dou dicas de jogos, códigos para destravar, coloco resumos de histórias. É muito legal poder contar para os outros o que eu acho sobre as coisas”, afirma. Ela tem tanto orgulho do blog que chegou a fazer cartõezinhos para as pessoas poderem conhecê-lo.

Para atualizar a página, Ana Carolina reserva os domingos. Tudo porque ela tem um público, principalmente a família, que gosta de entrar para ver o que ela escreve. Mesmo com a empolgação de publicar textos e curiosidades, ela não esconde a preocupação da exposição na internet. “Tomo cuidado para não colocar muita coisa sobre a minha vida. Pode ser perigoso”, fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário