terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alegria, alegria!

Por Ayne Salviano

Enquanto educadores e estudantes gozavam as férias de julho, no Ler para Crescer as semanas foram de planejamento, boas notícias e uma verdade absoluta: é muito bom estar de volta!

Saldo positivo
A primeira boa notícia veio por meio do resultado das avaliações realizadas com as centenas de educadores, das redes pública e particular de Araçatuba e região, que passaram pelos vários cursos de formação continuada durante o primeiro semestre deste ano. Em sua totalidade, eles aprovaram as aulas e adotaram muitas das atividades sugeridas em suas salas de aula, da educação infantil ao ensino superior. Alguns depoimentos já podem ser lidos no blog lerparacrescer.folhadaregiao.com.br no espaço ‘Fala, professor!’ e as sugestões de aulas serão disponibilizadas, oportunamente, nesta página e em livro, em fase de elaboração.

Exposição nacional
Ao mesmo tempo, a ANJ - Associação Nacional de Jornais também foi generosa. A jornalista Cristiane Parente, responsável pelo Projeto Jornal e Educação em Brasília, assina matéria do periódico daquela entidade do último mês de junho, que dedicou uma página ao programa da Folha da Região. Mostrou como realizamos o incentivo à leitura como ferramenta de cidadania nos moldes da educomunicação, ou seja, aliando os veículos de comunicação à educação e oportunizando a participação dos jovens estudantes nos espaços midiáticos da Folha. A repercussão foi motivo de satisfação para toda a equipe.


Encontro na Bahia
Esse mesmo trabalho desenvolvido pelo Ler para Crescer será apresentando em agosto, entre os dias 17 e 19, para educomunicadores ligados à ANJ que estarão reunidos naquele estado para discutir os caminhos dos veículos de comunicação na educação do país. Haverá oficinas e palestras com profissionais dos ministérios da Educação e da Cultura.

Nível internacional
Por incentivo de Cristiane Parente, ainda, um resumo das atividades do Ler para Crescer também foi enviado ao World Young Reader Prize 2011, um prêmio anual para jornais que investem em ajudar na educação. Só o fato da WAN (em português - Associação Mundial de Jornais) conhecer nosso trabalho já é motivo de realização.


Educação a distância
Também durante o mês de julho, o Ler para Crescer me propiciou conquistar uma vaga disputadíssima em um curso de EaD sobre ferramentas da web 2.0 na educação, especialmente os edublogs. As aulas pela EducaRede, com apoio da Fundação Telefônica, foram para um grupo selecionado de 20 educadores de todo o país com mediação da tutora Marli Fiorentin, professora do Rio Grande do Sul, premiada por projetos com as novas tecnologias na Educação.


Experiência ímpar
As leituras, atividades e a troca de experiências entre os participantes fez destas aulas algo muito especial para minha formação, mas especialmente para o futuro do Ler para Crescer, que certamente vai expandir sua área de atuação para outros veículos midiáticos assim que possível. E vai levar consigo todos os educadores de Araçatuba e região que desejarem oferecer aulas mais dinâmicas e motivadoras.

Responsabilidade social
Dentro desta mentalidade é que estão sendo pensados os novos cursos de formação continuada para educadores deste segundo semestre (acompanhe o infográfico abaixo). Todos são gratuitos bancados pelos apoiadores: Cultura Inglesa, Imperius Livraria e Papelaria, J. Dionísio Veículos, Klin, Localiza, Laboratório Carlos Chagas, Pekin Palace Hotel, Tomoson e Unimed. Os participantes recebem certificados. As escolas cadastradas passam a receber uma assinatura diária gratuita mais 20 exemplares semanais para atividades em sala de aula. Mais informações: (18) 3636-7805.

Um comentário:

  1. Ayne, parabenizo você por esta iniciativa tão nobre! Sim, a educação é o caminho! Transforma!

    ResponderExcluir